Lula deve reforçar oposição à independência de Taiwan em reunião com chanceler chinês

Petista se reúne com Wang Yi, chefe da diplomacia do país asiático, em Fortaleza nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) terá um encontro na próxima sexta-feira (19), em Fortaleza (CE), com o principal nome da diplomacia da China, o ministro de Relações Exteriores,Wang Yi.

O evento acontece quase um ano após o petista, acompanhado de uma grande comitiva, visitar o país asiático e reunir-se com o líder chinês, Xi Jinping. Na ocasião, seu objetivo era remendar os laços com Pequim após os conflitos entre os dois países durante os anos Jair Bolsonaro (PL).

Lula e o chinês Xi Jinping durante a visita do brasileiro à China - Ricardo Stuckert - 14 abr. 2023/ Presidência da República

Lula deve reiterar ao chanceler o apoio do Brasil ao princípio de "uma só China", que exige que países que estabelecem relações diplomáticas com o gigante asiático não reconheçam Taiwan como um Estado independente.

A ilha considerada uma província rebelde por Pequim elegeu no último fim de semana um presidente ainda mais antirregime. Wang, aliás, foi o autor de uma das falas mais duras em relação às ambições separatistas de Taipé enquanto corria a votação. Do Egito, onde encontrou-se com o ditador Abdel Fattah al-Sisi, disse que Taiwan nunca foi um país: "Não foi no passado e certamente não será no futuro".

O pleito contribuiu para aumentar as tensões no estreito que separa o território do continente. Nesta quarta (17), por exemplo, o Ministério de Defesa taiwanês afirmou ter detectado pelo menos 18 jatos da Força Aérea chinesa realizando exercícios em conjunto com navios de guerra ao redor da ilha —a primeira atividade militar em larga escala que Pequim promove na região depois do pleito.

A viagem oficial de dois dias de Wang ao Brasil tem como objetivo estreitar as relações entre os dois países. O governo Lula trata a reaproximação com Pequim iniciada com sua visita no ano passado como um "relançamento das relações sino-brasileiras".

Interlocutores no Planalto afirmam que a gestão petista pretende elevar os elos para "outro patamar". E dizem acreditar que há a mesma disposição do lado de Pequim, tanto que Brasília foi incluída no primeiro circuito internacional de Wang este ano.

A posição brasileira em favor do princípio de "uma só China" é histórica, mas ressaltá-la carrega um importante componente diplomático. Brasília enfatizou-a, por exemplo, em nota assinada com Pequim e divulgada durante a viagem de Lula à China, em abril do ano passado.

"A parte brasileira reiterou que adere firmemente ao princípio de uma só China, e que o governo da República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China, enquanto Taiwan é uma parte inseparável do território chinês. Ao reafirmar o princípio da integridade territorial dos Estados, apoiou o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan. A parte chinesa manifestou o grande apreço a esse respeito", afirma trecho da declaração conjunta.

Lula parte nesta quinta-feira (18) para uma viagem ao Nordeste na qual passa por Bahia, Pernambuco e Ceará.

Wang participará de uma série de agendas em Brasília antes de encontrar o petista na capital cearense. Ele terá, por exemplo, reuniões com o chanceler Mauro Vieira e com o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, ao lado de quem presidirá a quarta reunião do diálogo estratégico global Brasil-China.

A expectativa é que o evento discuta temas relacionados às relações entre os dois países e também multilaterais e regionais. Haverá um enfoque especial para a presidência brasileira do G20, já que o governo Lula pretende aproveitar o fórum para discutir a reforma da governança global, em particular de organizações econômicas como o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Um dos pontos centrais da discussão será o papel do Brics recém-expandido na geopolítica mundial. Durante a viagem à China no ano passado, Lula voltou a defender que a moeda chinesa seja utilizada com mais frequência no comércio mundial. O petista também defendeu usar o banco do Brics, hoje presidido por Dilma Rousseff, para contornar o dólar.

Os dois lados devem assinar atos na sexta-feira (19), incluindo um sobre a extensão do prazo de vistos.

Interlocutores no Planalto e no Itamaraty ainda afirmam que os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza vão receber atenção especial durante o encontro dos chanceleres. O Brasil buscou atuar na mediação de ambos os conflitos, sem sucesso.

O chinês também será recebido para um jantar no Palácio do Itamaraty, na noite de quinta-feira (18). Antes de chegar a Brasília, ele passou não só pelo Egito, como também por Tunísia, Togo e Costa do Marfim, e parte para a Jamaica depois do encontro com Lula.

Além das questões geopolíticas, o Brasil também busca reforçar os laços econômicos e atrair ainda mais investimentos chineses. O país asiático é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2023, a corrente de comércio chegou a US$ 157,5 bilhões, com exportações brasileiras de 104,3 bilhões e importações de US$ 53,2 bilhões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.