Milei se muda para residência oficial na Argentina à espera de canil

Presidente aguarda construção de abrigo para seus cinco cães clonados na Quinta de Olivos, a 17 km de Buenos Aires

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Depois de quase três meses se hospedando em um hotel no centro de Buenos Aires, Javier Milei finalmente se mudou para a residência oficial da Presidência da Argentina. A partir desta segunda (8), o dirigente vai viver e trabalhar na chamada Quinta de Olivos, no município de Vicente López, ao norte da capital.

A mudança ocorre um mês depois de sua posse, em 10 de dezembro, e parte da demora se deve à burocracia para construir os canis onde viverão seus "filhos de quatros patas". São cinco cães da raça mastim inglês, todos clones de Conan, cachorro que o líder já descreveu como seu melhor amigo e morreu em 2017.

A Quinta dos Olivos, a residência oficial do presidente da Argentina, no subúrbio de Buenos Aires
A Quinta dos Olivos, a residência oficial do presidente da Argentina, no subúrbio de Buenos Aires - Wikimedia Commons

"Meus filhinhos ainda não podem se mudar porque são muito grandes. Saíram maiores que a média para a raça. Um deles mede dois metros em [pé sobre as] duas patas, para terem uma ideia, e alguns pesam mais de 100 kg", disse Milei à rádio local Mitre neste domingo (7).

"A casa que poderíamos adaptar para eles ficarem não é uma construção muito forte para que sejam colocados os canis de ferro e todas essas coisas. Precisávamos fazer reforços nas paredes, e esses materiais são importados, e como eu não quero usar nenhum privilégio associado à minha posição, estou na fila esperando que cheguem os materiais para que isso possa ser terminado", disse.

O presidente já havia indicado que trabalharia a maior parte do tempo na residência oficial, não na Casa Rosada, no centro de Buenos Aires. Ele deve fazer o trajeto de 17 km até lá apenas às terças e quintas-feiras, segundo seu porta-voz Manuel Adorni, para as reuniões de gabinete que mantém com seus ministros entre 8h e 10h.

Além de receber os canis, a Quinta de Olivos foi pintada, teve os colchões trocados e passou por adaptações em quartos de hóspedes para funcionários como sua irmã Karina Milei (secretária-geral da Presidência), Nicolás Posse (chefe de gabinete) e Sandra Pettovello (ministra de Capital Humano), afirma o jornal La Nacion.

A mudança começou no domingo, com o transporte de objetos menores, e deve ser terminada nesta segunda. A comediante e imitadora Fátima Florez, com quem Milei anunciou seu namoro durante a campanha presidencial, em agosto, deslocou-se junto com ele e deve acompanhá-lo pelo menos nesta primeira noite.

Segundo a jornalista Liliana Franco, autora do livro "Os Secredos da Casa Rosada" (2017) e colunista do portal Ámbito Financiero, a demora na mudança de Milei não aconteceu exclusivamente pelos canis, mas pelas burocracias para as adaptações da residência oficial em geral.

O ex-presidente Alberto Fernández e seu sucessor, Javier Milei, se encontraram pela primeira vez na Quinta de Olivos, em 21 de novembro - Xinhua/Presidência da Argentina - 21.nov.2023

A arquiteta que projetou o espaço para os cães, por exemplo, precisou passar por autorizações para entrar no local, e a pessoa que será uma espécie de governanta da casa ainda não foi nomeada —integrantes do governo dizem que a obra será paga com dinheiro privado de Milei.

Paralelamente a isso, a demora teria ocorrido devido a uma suposta "limpeza de energias" na propriedade, versão que circula em diversos meios locais. "Não sei no que consistiu [essa limpeza energética], mas não foi somente pintar etc. Encontraram coisinhas estranhas", disse Franco à rádio Mitre.

A Quinta de Olivos foi doada ao governo argentino em 1918 por Carlos Villate Olaguer, herdeiro sem filhos de uma família abastada. A doação estabelece que a propriedade deve ser ocupada pelo presidente, caso contrário pode retornar à família, um dos fatores que acelerou a mudança mesmo sem as reformas concluídas.

Há um mês no governo, Milei tem testado o equilíbrio dos três Poderes na Argentina, ao propor mais de mil artigos que alteram leis para dar um choque liberal na economia e promover mudanças nos sistemas trabalhista, tributário e eleitoral.

Mais de 300 desses artigos foram impostos por um decreto de urgência, e mais de 600, por uma "Lei Ómnibus" enviada ao Congresso, sendo que ambos começarão a ser discutidos no Legislativo nesta semana. A parte trabalhista das reformas já foi suspensa por três decisões judiciais, a última delas nesta segunda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.