Paquistão revida ataque ao Irã e mata ao menos 9 em bombardeio

Islamabad diz ter mirado grupos separatistas em ação que estende crise do Oriente Médio para Sul da Ásia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em episódio que mantém o Oriente Médio em ebulição, o Paquistão atacou alvos no Irã nesta quinta-feira (18). A ofensiva é uma retaliação aos bombardeios inéditos coordenados pelo regime teocrático contra o país há dois dias.

Segundo Teerã, pelo menos nove pessoas morreram, incluindo três mulheres e quatro crianças.

O ataque aprofunda a crise política na região, cuja instabilidade aumentou com a guerra entre Israel e o Hamas, iniciada em outubro. Embora Islamabad e Teerã tenham um histórico de relações conturbadas, a ação paquistanesa é a intrusão transfronteiriça de maior visibilidade entre os vizinhos nos últimos anos, dizem analistas.

Imagem mostra fumaça no céu, proveniente da passagem de mísseis
Populares registraram ataques no começo da manhã. Mísseis teriam sido lançados por navios. - X

Os militares paquistaneses usaram drones e foguetes contra alvos identificados por seu setor de inteligência. Segundo autoridades, a ofensiva mirou integrantes dos grupos separatistas Frente de Libertação do Baluchistão e Exército de Libertação do Baluchistão, que estariam escondidos no país vizinho.

O Ministério das Relações Exteriores paquistanês descreveu os bombardeios como "precisos e altamente coordenados", e afirmou que eles terminaram com "vários terroristas" mortos. "O único objetivo foi a busca da própria segurança do Paquistão, que é primordial e não pode ser comprometida", disse em nota a pasta ao ponderar que Islamabad "respeita totalmente a soberania e a integridade territorial" do Irã.

Apesar de o comunicado buscar arrefecer as tensões, uma autoridade de segurança paquistanesa disse à agência de notícias Reuters que, horas após o ataque, os militares estavam em "alerta extremamente alto" e preparados para enfrentar qualquer "desventura" do lado iraniano.

Em Islamabad, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que o premiê interino do país, Anwaar-ul-haq Kakar, interromperia a visita ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e voltaria para casa.

O Irã afirmou que vários mísseis foram disparados contra uma vila na província de Sistão-Baluchistão, que, localizada no sudeste do país, fica próxima da fronteira com o Paquistão. O regime "condenou veementemente" os ataques, afirmando que civis foram mortos, e convocou o encarregado de negócios paquistanês para dar explicações, um ato de repreensão segundo a tradição diplomática.

O ataque ocorreu dois dias após o Irã ter bombardeado a base do grupo radical Jaish al-Adl, ou Exército da Justiça, no Paquistão. Ao menos duas pessoas morreram na ofensiva, e Islamabad havia prometido retaliação. A ação de Teerã aparentemente não foi motivada pela guerra entre Israel e Hamas, e sim por um mega-atentado no sul do país que matou cerca de 90 pessoas no começo do ano.

Policial paquistanês verifica veículos que entram no Ministério das Relações Exteriores, em Islamabad
Policial paquistanês verifica veículos que entram no Ministério das Relações Exteriores, em Islamabad - Aamir Qureshi /AFP

Há anos o Paquistão abriga grupos acusados de agir contra interesses do Irã, muitos deles bancados pelo grande aliado dos paquistaneses, a Arábia Saudita. O Jaish al-Adl havia sido acusado no passado de sequestrar policiais de fronteira iranianos.

Sauditas, que guardam os locais mais sagrados do islamismo e representam a maioria sunita da religião, opõem-se aos minoritários xiitas do Irã, teocracia que concentra esse ramo da fé. No ano passado, contudo, a relação dos dois países melhorou após um acordo mediado pela China que restabeleceu relações diplomáticas entre eles.

Os chanceleres do Irã e do Paquistão chegaram a se reunir em Davos nesta semana, antes dos ataques iranianos ao vizinho. Os comentários de Islamabad após a retaliação sinalizam um desejo de manter as disputas contidas, mas analistas alertam que a crise pode sair do controle.

"O que causará ansiedade em Teerã é que o Paquistão cruzou uma linha ao atingir o território iraniano, um limite que até mesmo os EUA e Israel tiveram o cuidado de não violar", disse à Reuters Asfandyar Mir, especialista em segurança do sul da Ásia no Instituto da Paz dos EUA.

Os grupos visados pelo Paquistão em sua ofensiva estão abrigados em uma área que inclui a província de Baluchistão, em território paquistanês, e a província de Sistão-Baluchistão, no Irã. As duas regiões são ricas em recursos minerais.

Os grupos separatistas buscam a independência da província paquistanesa do Baluchistão e defendem uma insurgência armada contra o Estado paquistanês. O Jaish al-Adl, que foi alvo do Irã, também é um grupo militante étnico, mas com tendências islâmicas sunitas que Teerã vê como ameaça.

Teerã e Islamabad se acusam com frequência de permitir que grupos paramilitares operem em seus territórios, mas é raro que forças oficiais de ambos os lados realizem quaisquer ataques.

O Paquistão tem cerca de 170 ogivas nucleares, desenvolvidas numa corrida contra a arquirrival Índia ao longo dos anos. Sua sociedade é fortemente dividida em linhas sectárias, e o Exército é o poder moderador de suas infinitas crises políticas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.