Haley fica atrás de opção 'nenhum dos candidatos' em primária de Nevada

Sem o nome de Donald Trump na cédula, apoiadores do ex-presidente rejeitam sua última rival pela indicação republicana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A candidata presidencial republicana Nikki Haley sofreu uma derrota embaraçosa na primária de Nevada, nos Estados Unidos, na terça-feira (6). Ela recebeu menos votos do que a opção "nenhum desses candidatos", endossada por apoiadores de Donald Trump.

Haley, a última rival de Trump para a indicação presidencial republicana, foi a única candidata ainda relevante do partido a disputar a primária nesta terça. O nome de Trump não apareceu nas cédulas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, venceu facilmente a primária presidencial democrata de Nevada depois de dominar a primeira disputa da indicação de seu partido na Carolina do Sul no último sábado (3).

Mulher vestida de vermelho frente a bandeiras dos EUA fala em púlpito
Republicana Nikki Haley - Joe Raedle/AFP

Com mais de 70% dos votos contados, Biden tinha 90% de apoio. O democrata, como presidente em exercício, enfrenta pouca oposição dentro da própria legenda para concorrer à reeleição. Ele deve reeditar, nas eleições gerais de novembro, o pleito de 2020 disputado contra Trump.

O republicano, por sua vez, vai garantir todos os delegados de Nevada em um caucus (outro modelo de votação) paralelo nesta quinta-feira (8), à medida que se aproxima de consolidar a indicação do partido após vitórias consecutivas em Iowa e New Hampshire.

Por divergências entre a seção do Partido Republicano em Nevada e uma lei estadual, Trump não competiu na primária de terça-feira, que não teve peso na disputa pela indicação, e Haley não está na cédula do caucus de quinta, que definirá o indicado da legenda no estado.

Os eleitores republicanos puderam marcar suas cédulas como "nenhum desses candidatos" na primária desta terça. Com mais de dois terços das cédulas republicanas contadas, Haley tinha 32% dos votos, com a opção "nenhum desses candidatos" vencendo com 61% da preferência dos eleitores.

O caucus republicano na quinta-feira está sendo conduzido pelo partido estadual simpático a Trump. Com apenas o empresário na cédula, é dado como certo de que ele obterá todos os 26 delegados do estado para a Convenção Nacional Republicana em julho, quando o partido formalmente indica seu candidato.

Joe Lombardo, governador republicano de Nevada e apoiador de Trump, disse que votaria na opção "nenhum desses candidatos" na terça e participaria do caucus para Trump na quinta.

O imbróglio que resultou em dois eventos eleitorais distintos é resultado de um conflito entre o Partido Republicano estadual, liderado por aliados de Trump, e uma lei estadual de 2021 que exige a realização de uma primária.

Os caucus de indicação presidencial são conduzidos pelas divisões estaduais dos partidos, não pelo próprio estado, e o Partido Republicano de Nevada, simpático a Trump, decidiu manter a votação em 8 de fevereiro apesar da exigência da lei sobre a primária. Em visita ao estado na semana passada, Trump pediu aos eleitores que ignorassem a primária de terça e votassem apenas no caucus.

Haley prometeu permanecer na disputa pela indicação republicana e seguir para uma possível última batalha em seu estado natal, a Carolina do Sul, em 24 de fevereiro. Ela, no entanto, está muito atrás de Trump na contagem no estado, de acordo com pesquisas de opinião.

Biden fez campanha em Nevada no domingo (4) e na segunda-feira (5). Após sua vitória, ele imediatamente mirou Trump, dizendo em comunicado que o empresário tentava "dividir" a população americana e "arrastá-la de volta ao passado".

O presidente apareceu na cédula junto com a autora de autoajuda Marianne Williamson e outros desafiantes democratas menos conhecidos. O deputado de Minnesota Dean Phillips perdeu o prazo de inscrição e não pôde ser votado.

Apesar dos resultados de terça em Nevada terem pouco impacto nas disputas de indicação, o estado será um campo de batalha acirrado porque sua população pode oscilar entre os partidos e desempenhar um papel significativo nas eleições em novembro.

Em 2020, Biden venceu Trump em Nevada por 2,4 pontos percentuais. Pesquisas de opinião mostram que uma possível revanche entre os dois no estado será acirrada.

Aproximadamente 30% da população de Nevada se autodeclara latina ou hispânica no censo dos EUA, e os republicanos estão conquistando eleitores desse segmento demográfico pelo país.

Nevada também tem muitos eleitores indecisos: há 768 mil registrados como "não partidários", mais do que os registrados como democratas ou republicanos, de acordo com os últimos dados estaduais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.