Descrição de chapéu China

Mágoa de chineses com Messi segue após pedido de desculpas

Craque argentino desapontou fãs ao não entrar em campo em jogo do Inter Miami em Hong Kong

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Igor Patrick
Washington (Estados Unidos)

Esta é a edição da newsletter China, terra do meio. Quer recebê-la no seu email às terças-feiras? Inscreva-se abaixo.

O craque Lionel Messi entrou em uma enrascada e foi obrigado a se desculpar com fãs chineses após se recusar a jogar em um amistoso do Inter Miami contra uma seleção de Hong Kong. Os ingressos para a partida, aguardada com ansiedade por torcedores locais, custaram entre centenas e milhares de dólares, e Messi não entrou em campo. Alegou ter uma lesão.

Além do desapontamento por não ver o campeão mundial jogar, torcedores chineses apontaram que Messi fingiu conversar com funcionários do time americano para não cumprimentar autoridades locais de Hong Kong durante o evento.

A situação piorou após Messi entrar em campo em outro amistoso no Japão, quatro dias depois do compromisso de Hong Kong. Foi o suficiente para despertar a ira de torcedores, que o acusaram de desprezar a China. Nas redes sociais, alguns chinesas chegaram até mesmo a iniciar uma trend apoiando os britânicos e dizendo que as Malvinas pertencem ao Reino Unido.

Messi no banco de reservas em amistoso do Inter Miami em Hong Kong - Peter Parks - 4.fev.2024/AFP

Desde então, Hangzhou e Pequim anunciaram que vão cancelar os jogos amistosos da seleção argentina agendados para março. Companhias chinesas com contratos de publicidade ativos com o jogador, como a empresa de laticínios Mengniu, também vêm sendo pressionadas a cancelar o vínculo com ele.

Diante da controvérsia, Messi gravou um vídeo para seu perfil no Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter/X onde o atleta acumula mais de 8 milhões de seguidores.

"Li e ouvi muitas coisas que foram ditas depois do jogo em Hong Kong. Queria gravar este vídeo e dar a versão verdadeira para que ninguém tenha que continuar lendo histórias falsas. Ouvi pessoas dizerem que eu não queria jogar por motivos políticos e muitos outros motivos que são totalmente falsos", disse Messi.

O argentino afirmou que teve uma tendinopatia.

"Não pude jogar a primeira partida na Arábia Saudita, que foi quando senti isso. No segundo jogo, tentei jogar um pouco, mas piorou. Depois, no dia anterior ao jogo (em Hong Kong), tentei treinar e fiz um esforço para todos aqueles que vieram assistir ao treino. Me senti um pouco melhor alguns dias depois e é por isso que joguei um pouco no Japão (...) porque eu precisava voltar ao ritmo."

O vídeo fez o assunto voltar aos trending topics do Weibo. A hashtag #MessiResponde (#梅西回应) recebeu mais de um milhão de menções em poucas horas, a maioria com opiniões pouco lisonjeiras.

  • Internautas acusaram o jogador argentino de parecer "arrogante", "enganador", "golpista" e "falso";
  • "É óbvio que ele só postou o vídeo agora porque as empresas de RP chinesas só voltam a funcionar depois do feriado de Ano-Novo. Meu ídolo Messi está morto…" foi um dos comentários mais curtidos;

Por que importa: pode parecer um incidente bobo, mas ocasiões assim têm o potencial de causar bilhões de dólares em prejuízo. Em 2019, por exemplo, a NBA sofreu um significativo prejuízo após marcas e redes de TV chinesas anunciarem um boicote à liga dos EUA. Bastante popular na China, a NBA foi forçada a se desculpar após um de seus dirigentes expressar apoio a protestos pró-democracia em Hong Kong.


Pare para ver

Ilustração mostra seis homens chineses vestindo roupas típicas (parecem um robe/roupão) e olhando para uma bola no chão. O fundo da ilustração é bege, num tom quase queimado, velho.
Ilustração antiga do pintor chinês Qian Xuan - Reprodução

Sobre a obra: Ilustração antiga do pintor chinês Qian Xuan mostra o imperador Taizu da Dinastia Song jogando cuju, esporte da China imperial que muitos acreditam ter sido um dos ancestrais do futebol. Jogada com uma bola de couro recheada com pêlo, a modalidade era bastante popular desde a Dinastia Han, cerca de 200 anos antes de Cristo. Leia mais sobre o cuju aqui.


O que também importa

Liu Liange, ex-presidente do Bank of China, foi indiciado por acusações de suborno. Ele teria facilitado empréstimos e nomeações de pessoal em troca de propriedades e dinheiro, além de conceder empréstimos que violaram regulamentações da instituição e causaram perdas significativas. O caso é investigado há mais de 10 meses por uma corte em Shandong, no leste do país.

★ Em visita à Hungria, o ministro de Segurança Pública da China, Wang Xiaohong, ofereceu apoio ao país europeu em questões de segurança pública. Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, a sugestão aconteceu durante uma reunião de Wang com o premiê húngaro, Viktor Orban, na semana passada. Pequim declarou que espera "aprofundar laços na cooperação para aplicação da lei e estratégias de segurança". Esse tipo de parceria é raro. A China oficialmente não faz alianças e procura focar suas relações em áreas como diplomacia e comércio.

★ Autoridades de saúde chinesas estão preocupadas com tratamento estético conhecido como "purificação sanguínea". O procedimento inclui retirar o sangue com uma agulha e reinjetá-lo após a infusão com ozônio. Ele tem sido divulgado por salões de beleza e clínicas de estética como algo capaz de acelerar o metabolismo, aumentar a imunidade e a vitalidade corporal. Na semana passada, um especialista disse à rede de televisão estatal que não há nenhuma evidência científica de que o procedimento promova rejuvenescimento. Chineses relatam em redes sociais que gastaram até 800 yuans (cerca de R$551) por sessão.


Fique de olho

Os gastos com turismo durante o feriado do Ano-Novo chinês ultrapassaram os níveis pré-pandemia, autoridades locais anunciaram nessa segunda (19).

  • O feriado movimentou 632,7 bilhões de yuans (cerca de R$ 435,96 bilhões), alta de quase 47% na comparação com o mesmo período no ano passado;
  • Cerca de 474 milhões de viagens domésticas foram realizadas durante o período de oito dias, que terminou no domingo (18), 34% a mais que 2023 e 19% acima dos níveis pré-pandêmicos de 2019.

Por que importa: a notícia traz algum alívio no noticiário econômico. As cifras da data são interpretadas como um termômetro da atividade econômica. O feriado é considerado o maior movimento de migração humana no planeta e sofreu significativa redução durante os tempos de Covid zero.

Embora não haja cifras oficiais, analistas externos calcularam que os gastos médios em cada viagem neste ano caíram cerca de 9,5% em comparação com 2019. Isso sugere que tendência de queda no consumo continua ativa, um dos principais fatores por trás do fenômeno de deflação que ronda a economia chinesa desde a reabertura do país em 2023.


Para ir a fundo

  • A CGTN lançou um website que permite aos internautas interagirem com pinturas famosas da Dinastia Song, considerada uma das mais prolíficas no campo das artes. O portal traz curiosidades históricas e linguísticas. Disponível aqui. (gratuito, em inglês e chinês)
  • O Instituto Confúcio da Unesp abriu o período de matrículas para cursos de chinês. A instituição oferece todos os níveis, em regime presencial ou online. Informações aqui (pago, em português)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.