Descrição de chapéu Estados Unidos

Turista brasileira é baleada na Times Square, em Nova York; veja vídeo

Suspeito de furtar loja disparou contra segurança e atingiu mulher de 37 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma turista brasileira foi baleada na perna em uma loja de artigos esportivos na Times Square, em Nova York, na noite desta quinta-feira (8), segundo a polícia local.

O autor do disparo seria um jovem suspeito de furto, que atirou contra uma funcionária que fazia a segurança do estabelecimento e acabou atingindo a brasileira. O caso ocorreu por volta das 19h, no horário local (21h, em Brasília).

Turistas passeiam pela Times Square, em Nova York
Turistas passeiam pela Times Square, em Nova York - Spencer Platt - 6.fev.2024/Getty Images/AFP

Segundo a polícia, a segurança abordou três adolescentes de 15 e 16 anos e arrancou de um deles uma bolsa com mercadorias roubadas. Então, um dos jovens sacou uma pistola e disparou em sua direção. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento da ação.

O tiro atingiu a turista brasileira Tatiele Ribeiro Lemos, 37, que estava dentro da loja. De acordo com uma ligação para o serviço de emergência, a mulher foi baleada logo acima do joelho esquerdo. Para se proteger, ela se trancou no estoque e foi ajudada pela segurança.

"Acredito que foi um incidente infeliz, que poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo", disse ela em entrevista à rede americana NBC. "Senti muita dor, mas não sabia de onde estava vindo. [...] Foi um momento assustador. Comecei a me examinar, depois olhei para minha perna e vi sangue escorrendo."

Tatiele, que visita Nova York pela terceira vez, foi hospitalizada em condição estável e precisou levar 13 pontos. Nesta sexta, ela se recuperava em um hotel.

Dois suspeitos fugiram. O atirador ainda fez outros dois disparos durante a fuga contra um dos policiais, que não foi atingido e não revidou, e depois escapou entrando em uma estação de metrô. "Nosso policial chegou a sacar a arma, mas não conseguiu revidar. Havia muitas pessoas em seu caminho", disse John Chell, porta-voz da polícia.

Em seguida, agentes que patrulhavam a área capturaram um terceiro suspeito, um adolescente de 16 anos que teria ficado para trás. Autoridades investigam o seu envolvimento no caso.

O autor dos disparos foi identificado como um imigrante venezuelano de 15 anos que mora em um abrigo temporário em Nova York. A polícia ofereceu uma recompensa de US$ 13,5 mil (R$ 67,1 mil) por informações que levem à sua localização.

"Ele é extremamente perigoso, não teve problemas em disparar contra uma multidão na loja, atingindo uma turista que fazia compras", disse Chell, o porta-voz da polícia.

A Folha procurou o Itamaraty, que até a noite desta sexta (9), não havia se manifestado sobre o caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.