Manifestantes vão às ruas de Cuba contra apagões e escassez de alimentos

Ilha enfrenta falta de luz desde o começo de março, problema agravado pela pouca oferta de combustível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Centenas de pessoas tomaram neste domingo (17) as ruas de Santiago de Cuba —segunda maior cidade do país caribenho, localizada no oeste— para protestar contra a escassez de comida e os apagões que vêm paralisando as atividades na ilha desde o início do mês.

Uma mulher usa o celular em Cuba durante apagão - Alexandre Meneghini - 17.mar.2024/ Reuters

Vídeos publicados nas redes sociais mostravam os manifestantes aos gritos, clamando por "energia e comida". Os apagões, que em alguns locais duram 18 horas ou mais por dia, não só prejudicam a rotina dos habitantes como põem em risco a durabilidade de alimentos congelados.

Outras publicações sugeriam que outras cidades do país também foram palco de manifestações. A agência de notícias AFP comprovou a veracidade de algumas delas, como as que mobilizaram Cobre, também na província de Santiago de Cuba, e Santa Marta, na província de Cárdenas, no centro. Nem a capital, Havana, nem municípios vizinhos a ela abrigaram atos, no entanto.

Segundo o veículo de imprensa estatal CubaDebate, o regime enviou a polícia a Santiago para "controlar a situação" e "prevenir a violência". O próprio líder do regime, Miguel Díaz-Canel, comentou os atos em uma postagem no X, atribuindo a responsabilidade dos protestos a "terroristas" dos Estados Unidos.

"Diversas pessoas expressaram insatisfação quanto ao fornecimento de energia elétrica e distribuição de comida. Esse contexto está sendo aproveitado pelos inimigos da Revolução [Cubana] para fins desestabilizadores", escreveu ele.

Cuba enfrenta uma crise econômica quase sem precedentes desde a pandemia, convivendo com escassez de alimentos, de remédios e de combustível. Os serviços de fornecimento de energia começaram a piorar no início do mês, quando obras de manutenção na central termelétrica Antonio Güiteras —a mais importante da ilha, localizada na província de Matanzas, no oeste— começaram a provocar cortes de energia.

O cenário se agravou ainda mais no fim de semana, quando faltou combustível, necessário para abastecer as demais termelétricas.

Os EUA mantêm um bloqueio econômico contra a ilha há mais de seis décadas. O embargo foi reforçado nos últimos anos, primeiro durante o mandato de Donald Trump e, depois, pelo atual presidente, Joe Biden. Em 2021, Washington voltou a incluir Cuba em sua lista de patrocinadores do terrorismo, uma medida que dificulta transações comerciais com a ilha e investimentos nela.

As acusações de Díaz-Canel aos EUA foram reforçadas pela chancelaria cubana, que na segunda-feira (18) convocou o encarregado de negócios da embaixada de Washington em Havana por suposta "conduta intervencionista" durante as manifestações.

Foi uma resposta a uma postagem da véspera da representação diplomática americana no X. Nela, esta instava o regime cubano "a respeitar os direitos humanos dos manifestantes e a atender às necessidades legítimas do povo".

Os EUA chamaram as acusações de "absurdas" e declararam que os protestos refletem o desespero dos cubanos.

Antes raras, manifestações como a deste domingo têm ocorrido com cada vez mais frequência em Cuba. Embora a Constituição de 2019 conceda aos cidadãos o direito de protestar, uma lei que delineia esse direito está paralisada no Legislativo, o que faz com que aqueles que decidem ir às ruas fiquem em uma espécie de limbo legal.

Os protestos que mais chamaram a atenção desde então ocorreram em 11 de julho de 2021, em meio a uma onde de atos no país considerada a maior desde a Revolução Cubana, em 1959. EUA, União Europeia e grupos de direitos humanos criticaram a repressão do regime aos manifestantes, que foram considerados culpados de agressão, vandalismo e sedição.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.