Descrição de chapéu Páscoa

Rei Charles 3º vai a culto de Páscoa em 1º compromisso desde anúncio de câncer

Nem princesa Kate, em tratamento, nem príncipe William comparecem à celebração no Castelo de Windsor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Windsor | AFP e Reuters

O rei Charles 3º, do Reino Unido, compareceu na manhã deste domingo (31) à Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, para acompanhar o tradicional culto religioso da Páscoa. Este foi seu primeiro compromisso público desde que anunciou o diagnóstico de câncer, há quase dois meses.

O rei Charles 3º e a rainha Camilla chegam à Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, para o culto de Páscoa - Hollie Adams/AFP

O monarca de 75 anos estava sorridente e acenou para o público ao descer do carro com sua esposa, a rainha Camilla. No local, que fica a 40 quilômetros de Londres, está enterrada a mãe de Charles, a rainha Elizabeth 2ª, morta em 2022.

A cerimônia acontece pouco mais de uma semana depois de a princesa de Gales, Kate Middleton —esposa do herdeiro do trono, o príncipe William—, anunciar que também havia sido diagnosticada com câncer. O casal e seus filhos não estavam presentes na capela.

Outros membros da família real, como os príncipes Edward e Andrew e a princesa Anne, todos irmãos de Charles, marcaram presença, no entanto.

Charles vinha adiando todos os compromissos públicos desde que o Palácio de Buckingham anunciou que ele se submeteria ao tratamento de um câncer descoberto após uma operação na próstata, no começo do ano.

Ele não foi, por exemplo, ao evento anual em comemoração à Quinta-Feira Santa, embora tenha continuado a cumprir algumas funções oficiais e a comparecer a encontros como aqueles que mantém com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

A princesa Kate anunciou em 22 de março que estava sendo submetida a quimioterapia depois de exames realizados após uma grande cirurgia abdominal revelarem um câncer.

Em janeiro, ela passou duas semanas no hospital para uma operação definida por sua assessoria na ocasião como "planejada e bem-sucedida" para uma condição não cancerosa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.