Descrição de chapéu África

Naufrágio de barco de pesca mata mais de 100 pessoas em Moçambique

Grupo de 130 pessoas fugia de suposto surto de cólera, segundo autoridades locais; 13 foram resgatadas com vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O naufrágio de um barco de pesca na costa norte de Moçambique que levava cerca de 130 passageiros matou mais de cem pessoas neste domingo (7), segundo autoridades locais. Trata-se de um dos maiores acidentes do tipo na história do país.

O barco saiu de Lunga, no norte do continente, para a Ilha de Moçambique, segundo o administrador do Instituto de Transporte Marítimo, Lourenço Machado. A embarcação não tinha licença para transportar passageiros, segundo o funcionário.

Barco que naufragou na costa norte de Moçambique e matou 96 pessoas - TVM/via AFP

De acordo com autoridades locais, 13 pessoas foram encontradas com vida. Equipes de resgate continuavam procurando sobreviventes nesta segunda (8). "Os últimos corpos identificados são de três crianças", afirmou Silverio Nauaito, administrador desse pequeno território que foi a primeira capital do país.

A maioria das pessoas a bordo tentava fugir após ouvir rumores sobre uma epidemia de cólera que afeta a região, segundo o secretário de Estado da província, Jaime Neto. "O barco afundou porque estava sobrecarregado", disse ele.

"De acordo com informações que temos, o que acontece é que as pessoas estão saindo de Lunga de forma atabalhoada, alegadamente porque há uma epidemia lá", disse Neto ao jornal moçambicano O País. "O que sabemos é que foram procurar essa embarcação de pesca para pedir que os levassem até à Ilha de Moçambique, numa tentativa de fugir para estarem mais próximos do hospital."

Segundo o político, cinco sobreviventes foram enviados a um centro de saúde e dois já receberam alta, enquanto os outros três ainda estão sob observação.

Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, vive um surto de cólera desde outubro do ano passado. De acordo com estatísticas do governo, houve quase 15 mil casos dessa doença transmitida pela água contaminada desde então, e 32 pessoas morreram devido à enfermidade. A província de Nampula, onde ocorreu o acidente, é a região mais afetada e concentra um terço dos casos.

A crise de saúde afetou mais de dez países do continente no último ano, incluindo países como Zâmbia e África do Sul, e é considerada a pior em três anos. O CDC da África associa o surto às mudanças climáticas, já que o aumento de casos acontece no momento em que grandes enchentes pressionam os sistemas de saúde e saneamento dessas nações.

Na semana passada, inundações na região da capital de Moçambique, Maputo, deixaram pelo menos nove mortos e sete feridos, além de terem destruído quase 100 casas e danificado dezenas de escolas e unidades de saúde.

Na última sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) e entidades associadas à entidade iniciaram uma campanha para a distribuição de 1,2 milhão de testes de diagnóstico de cólera em 14 países para tentar conter o aumento de casos.

O Maláui foi o primeiro a receber os kits de testes que, nas próximas semanas, também chegarão a países como Etiópia, Somália e Síria, classificados pela OMS de "gravemente afetados por epidemias de cólera".

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.