Descrição de chapéu Estados Unidos

Terremoto em Nova York interrompe reunião do Conselho de Segurança da ONU; veja vídeo

Presidente da ONG Save the Children, Janti Soeripto, falava sobre situação em Gaza quando sala começou a tremer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O terremoto que atingiu Nova York nesta sexta-feira (5) foi sentido na sede da ONU, no centro de Manhattan, onde o Conselho de Segurança discutia a crise humanitária em Gaza.

Em uma reunião transmitida ao vivo, a presidente da ONG Save the Children, Janti Soeripto, falava sobre as consequências da escassez de comida no território palestino quando as câmeras que captavam o encontro começam a balançar.

Conselho de Segurança da ONU se reúne em Nova York para falar sobre a fome na Faixa de Gaza e os ataques a trabalhadores humanitários - Charly Triballeau/AFP

"Isso é um terremoto?", pergunta ela a um colega. "Você está fazendo a terra tremer", diz, então, o representante palestino na ONU, Riyad Mansour, em um comentário captado pelos microfones. Ela pausa a sua fala, pergunta se pode continuar, e segue seu discurso normalmente.

O órgão fazia uma reunião de emergência para falar sobre a fome na Faixa de Gaza e os ataques a trabalhadores humanitários no território palestino após Israel bombardear um comboio da WCK (World Central Kitchen), uma ONG de distribuição de alimentos, e matar sete trabalhadores.

A cidade americana enfrentou um tremor de magnitude 4,8 durante a manhã, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês). O terremoto sacudiu edifícios e surpreendeu moradores em uma área que raramente experimenta atividade sísmica notável.

O epicentro do sismo foi perto da estação Whitehouse, em Nova Jersey, disse o USGS. Não há informações sobre vítimas ou registros de danos, segundo o Departamento de Polícia de Nova York.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.