Descrição de chapéu Índia

Colisão de trens no leste da Índia deixa ao menos 15 mortos; veja vídeo

Socorristas usaram barras de ferro e cordas para acessar um vagão do veículo de passageiros que foi lançado para o alto no choque; autoridades apontam possível erro do maquinista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP e Reuters

Ao menos 15 pessoas morreram e outras 54 ficaram feridas depois que um trem de carga colidiu com a traseira de outro, que estava parado com passageiros no estado de Bengala Ocidental, na Índia, nesta segunda-feira (17). Autoridades ferroviárias atribuíram o acidente a um erro do maquinista.

A imprensa local mostrou imagens após a colisão, com contêineres do trem de carga espalhados nas proximidades e um vagão projetado para o alto. Este choque ocorre pouco mais de um ano depois que uma falha de sinalização causou um dos piores acidentes ferroviários da Índia, um descarrilamento que matou ao menos 288 pessoas.

Os 15 corpos já contabilizados foram retirados dos vagões amassados, disse à Reuters Abhishek Roy, funcionário da polícia do distrito de Darjeeling. Equipes de emergência continuavam procurando vítimas sob os vagões.

Multidão de espectadores observa o cenário de um acidente ferroviário, onde vagões de carga da Indian Railways estão descarrilados e empilhados de forma caótica. Equipes de emergência trabalham entre os destroços, enquanto uma escavadeira amarela é usada no processo de recuperação.
Pessoas se reúnem perto do local de colisão entre dois trens, um de carga e um de passageiro, perto da estação Rangapani, no estado de Bengala Ocidental, na Índia

O trem de carga atingiu o Expresso Kanchanjunga, que viajava para Calcutá, capital de Bengala Ocidental, descarrilando três vagões da composição de passageiros.

O Kanchanjunga é frequentemente utilizado por turistas que viajam para a estação de montanha de Darjeeling, cidade popular nesta época do ano que oferece vistas panorâmicas das cordilheiras do Himalaia, incluindo dos montes Kanchanjunga, Makalu e Everest.

Não se sabe ao certo quantos passageiros estavam a bordo, mas estima-se em torno de 1.300, de acordo com o jornal americano The New York Times.

Os socorristas usaram barras de ferro e cordas para acessar um vagão do trem de passageiros que foi lançado para cima e ficou preso ao teto do trem de carga com o impacto da colisão.

Entre os mortos estão o maquinista do trem de carga e um guarda do trem de passageiros, disse Jaya Varma Sinha, chefe da diretoria de ferrovias que administra a malha ferroviária indiana.

O maquinista teria ignorado um sinal e causado a colisão, disse Sabyasachi De, porta-voz da Ferrovia do Nordeste. Segundo ele, paralelamente ao trabalho dos socorristas, operários buscavam restaurar os trilhos danificados e remover os vagões descarrilados. O restante da composição continuou até seu destino em Calcutá.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou condolências "aos que perderam seus entes queridos", em uma mensagem nas redes sociais na qual destacou que as operações de resgate continuariam.

A ministra-chefe (equivalente a governadora) de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, chamou o acidente de tragédia, em uma declaração publicada nas redes sociais. "Médicos, ambulâncias e equipes de emergência foram enviados ao local para as tarefas de resgate, recuperação e atendimento médico", afirmou.

Veja dez acidentes com trem na Índia

  • Junho de 2023

    O descarrilamento de um trem de passageiros no leste da Índia deixou ao menos 288 mortos e 850 feridos

  • Outubro de 2018

    Um trem de passageiros passou por multidão reunida nos trilhos para um festival na cidade de Amritsar, no norte da Índia, matando pelo menos 59 pessoas e ferindo 57

  • Janeiro de 2017

    Pelo menos 41 pessoas foram mortas depois que vários vagões de um trem de passageiros descarrilou no estado sulista de Andhra Pradesh

  • Novembro de 2016

    Um trem expresso descarrilou no estado norte de Uttar Pradesh, deixando 146 mortos e mais de 200 feridos

  • Julho de 2011

    Aproximadamente 70 pessoas foram mortas e mais de 300 ficaram feridas quando um trem de correio descarrilou em Fatehpur

  • Outubro de 2005

    Vários vagões de um trem de passageiros descarrilaram no estado sulista de Andhra Pradesh, perto de Velugonda. Pelo menos 77 pessoas foram mortas

  • Agosto de 1999

    Dois trens colidiram perto de Calcutá, resultando na morte de pelo menos 285 pessoas

  • Agosto de 1995

    Pelo menos 350 pessoas foram mortas quando dois trens colidiram a 200 km de Delhi

  • Julho de 1988

    Um trem expresso saiu dos trilhos e caiu em um lago inchado pelas monções perto de Quilon, no sul da Índia, matando pelo menos 106 pessoas

  • Junho de 1981

    Pelo menos 800 pessoas morreram quando sete vagões traseiros de um trem de passageiros superlotado foram arrancados dos trilhos e caíram em um rio durante um ciclone

A Índia tem uma das redes ferroviárias mais extensas do mundo e já registrou vários outros acidentes fatais, o mais grave deles em 1981, quando um trem descarrilou em uma ponte no estado de Bihar, matando cerca de 800 pessoas.

Mais de 12 milhões de pessoas viajam diariamente em 14 mil trens em toda a Índia, percorrendo 64 mil quilômetros de trilhos.

Nos últimos anos, o país iniciou uma campanha para reformar sua malha e investiu milhões de dólares para modernizar as estações e os sistemas de sinalização.

Com Reuters, AFP e The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.