A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, visitará estados-chave na próxima semana já com seu candidato a vice-presidente, ainda não anunciado, segundo a agência de notícias Reuters, nesta terça-feira (30), sinalizando que o processo de seleção para seu companheiro de chapa está chegando ao fim.
A decisão sobre quem concorrerá com Kamala tem sido o foco desde que ela se tornou a virtual candidata democrata para a eleição de novembro, depois que o presidente Joe Biden desistiu da sua candidatura à Casa Branca há pouco mais de uma semana.
Kamala deve anunciar sua escolha antes da turnê por estados-pêndulo, que não têm uma preferência clara por republicanos ou democratas, disse a Reuters. As cidades que Kamala percorrerá ainda não estavam definidas.
A lista restrita de candidatos cotados inclui o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro (apontado por muitos como favorito), o governador de Kentucky, Andy Beshear, o senador Mark Kelly, do Arizona, o governador de Minnesota, Tim Walz, e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
Na segunda-feira (29), o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, e a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, indicaram que estavam fora da disputa para vice-presidente.
Normalmente, as campanhas começam a pensar em sua escolha para vice-presidente após o término da corrida primária, dando-lhes meses para avaliar os candidatos e tomar uma decisão sobre quem se encaixa melhor pessoal e politicamente como candidato.
Kamala está sendo forçada a escolher seu companheiro de chapa em um prazo extremamente curto. Ela tem um prazo até 7 de agosto estabelecido pelo Comitê Nacional Democrata, mas a decisão provavelmente virá antes, de acordo com as fontes.
Eric Holder Jr., ex-procurador-geral que liderou o processo de avaliação para vice-presidente de Barack Obama em 2008, está avaliando as escolhas de Kamala por meio de seu escritório de advocacia.
Os candidatos estão fazendo audições informais para o cargo, aparecendo na mídia e em eventos de campanha para mostrar o que trariam para a chapa de Kamala.
Shapiro, por exemplo, deu um testemunho empolgante sobre Kamala nos subúrbios da Filadélfia na segunda-feira (28). "Ela não está apenas pronta, ela está muito pronta", disse ele para uma multidão aplaudindo. "E você sabe quem mais sabe que ela está pronta? Donald Trump sabe que ela está pronta."
Walz, de Minnesota, é creditado por impulsionar a nova crítica dos democratas a Trump e seu companheiro de chapa J.D. Vance —que eles "são estranhos".
"Os fascistas dependem de nós voltarmos atrás, mas não temos medo de pessoas estranhas", afirmou Walz no sábado (26) sobre a chapa republicana. "Estamos um pouco arrepiados, mas não temos medo."
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.