Descrição de chapéu STF

Lá no X: deputados e senadores brasileiros seguem usando plataforma bloqueada por Moraes

Políticos e influenciadores fazem questão de mostrar que suas postagens na rede de Elon Musk são feitas do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Milão (Itália)

Confira a seguir as principais reações no X, antigo Twitter, à decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes de bloquear o acesso à rede social no Brasil.

RECADO

Assim como colegas do Senado, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) também voltou ao X, na noite desta terça (3), para criticar possível homenagem ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) durante desfile do 7 de Setembro, em Brasília. O movimento poderá ser incluído no grupo de instituições que atuaram após as enchentes no Rio Grande do Sul.

Para o general, "não se pode manchar e ultrajar a nossa história misturando a formação corajosa de nossa nacionalidade com a covardia de movimentos sociais que se caracterizam por praticar irregularidades e ações criminosas". E concluiu: "Se Lula acha que com isso constrangerá as FA [Forças Armadas], erra! Lula constrangerá o Brasil e isso lhe custará caro".

A imagem é uma captura de tela de um tweet do General Hamilton Mourão, onde ele expressa sua opinião sobre o governo atual e a inclusão de homenagens ao MST e MTST nas comemorações do '7 de Setembro' em Brasília. Ele critica a mistura de nacionalidade com ações de movimentos sociais, alertando que isso mancharia a história do Brasil e poderia ter consequências negativas para o país.
O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão vai à rede social X para opinar sobre o governo atual - @GeneralMourao no X

EM RISCO

Deputados federais também seguem fazendo publicações. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em português e inglês, fez um longo texto para chamar para os atos de 7 de Setembro. "Se estou fazendo este post, assumindo todos os riscos, é porque acredito que vale a pena lutar pela nossa liberdade e a de nossos filhos", disse. E deixou claro: "Estou postando no X, escrevendo do Brasil". Mesmo tom de Carla Zambelli (PL-SP). "Postando aqui, direto do X", para anunciar a própria presença no ato do próximo sábado em São Paulo.

A imagem é uma captura de tela de um post no Twitter de Eduardo Bolsonaro, onde ele discute a legalidade de comportamentos conforme a constituição brasileira. O texto menciona que um comportamento que era legal até ontem não pode ser considerado ilegal hoje por decisão de um juiz. Abaixo, há uma transcrição de artigos da constituição e uma lista de jurisdições privadas para legislar. O post inclui também uma referência a um caso legal envolvendo 'Former Moraes'.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro questiona decisão do ministro Alexandre de Moraes - @BolsonaroSP no X
A imagem é uma captura de tela de um tweet de Carla Zambelli, onde ela convoca as pessoas para uma manifestação na Avenida Paulista no dia 07 de setembro, às 14h, em defesa da democracia e liberdade no Brasil. Ela menciona que estará em frente ao Conjunto Nacional e convida familiares e amigos a participarem.
A deputada federal Carla Zambelli convoca seguidores para manifestação na avenida Paulista pela rede social X - @Zambelli2210 no X

ENGANAÇÃO

O pastor Silas Malafaia também publicou no X após o bloqueio. Em vídeo com o título "Não seja enganado", acusou Moraes de estar usando a decisão para "desviar o foco das gravíssimas denúncias da Folha". O pastor se referia à reportagem que revelou que o gabinete de Moraes no Supremo ordenou de forma não oficial a produção de relatórios pelo TSE para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas em 2022. Ao fim da mensagem, Malafaia prometeu "o mais duro discurso" contra Moraes no 7 de Setembro, em São Paulo.

A imagem mostra Silas Malafaia falando em um vídeo. Ele está em um ambiente com prateleiras ao fundo, onde há objetos decorativos, incluindo uma estatueta de leão e um troféu. O texto em destaque na imagem diz: 'NÃO SEJA ENGANADO! A tática do ditador Alexandre de Moraes'. No canto superior esquerdo, há uma foto de Silas Malafaia com seu nome e o ícone de verificação do Twitter.
O pastor Silas Malafaia, em vídeo, pede que seguidores não sejam enganados pelo ministro dp STF Alexandre de Moraes - @PastorMalafaia no X

À VONTADE

Mais personalidades do campo bolsonarista também se mantêm ativas, incluindo nomes que foram alvo de pedidos de bloqueio pelo ministro Alexandre de Moraes. O apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, comemorou a decisão no sábado (31), com uma série de posts: "Miraram em banir o X e acabaram reabilitando meu perfil", "VPN is the WAY" (VPN é o caminho) e "Todo mundo é o Monark agora".

A atividade seguiu nos dias seguintes, com ofensas a Moraes. Nesta terça (3), disse que o ex-Twitter se tornou uma rede de resistência. "Aqui é tudo nosso agora, deixem os esquerdistas falando sozinho nas outras redes, aqui nós acessamos o mundo." Nesta manhã (4), "Monark" chegou a ser um dos assuntos em alta na rede. "Brasileiros hoje são reféns do Estado, estamos vivendo sob um regime ilegítimo, é uma pirataria burocrática. Brasil foi sequestrado."

Um tweet de Monark, onde ele afirma que a rede X se tornou a rede da resistência, mencionando que é tudo deles agora e que os esquerdistas estão falando sozinhos em outras redes. O tweet foi postado às 17:56 do dia 3 de setembro de 2024, com 219 mil visualizações.
O influencer Monark afirma que a plataforma X se tornou a rede da resistência - @Monark no X

NOVA LEVA

Monark, junto com o senador Alan Rick (União-AC) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), foi tema de nova leva de decisões sigilosas publicadas no perfil Alexandre Files, na noite de terça. A conta, anunciada por Elon Musk, dono do X, para expor supostos abusos de Moraes, contesta decisão de janeiro de 2023, que determinou o bloqueio de diversos perfis. Entre as supostas ilegalidades apontadas, a violação da liberdade de expressão e o sigilo sem justificativa.

A imagem é uma captura de tela de um tweet de Alexandre Files, que discute uma decisão judicial do Ministro Alexandre de Moraes, datada de janeiro de 2023, que determina o bloqueio das redes sociais de algumas personalidades brasileiras. O tweet menciona especificamente o apresentador Monark, conhecido como 'Joe'. A parte inferior da imagem contém uma lista de links para redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, com a data e local da decisão.
A página Alexandre Files exibe suposta decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, datada de janeiro de 2023, que determina o bloqueio das redes sociais de algumas personalidades brasileiras - @AlexandreFiles no X

GALÁXIA

Outros, que se encontram fora do Brasil e, portanto, fora do alcance da suspensão nacional, também se agitaram no X nos últimos dias. Foragido da Justiça, o blogueiro Allan dos Santos comemorou, dos EUA, o desbloqueio de sua conta, segundo ele, por ação de Musk: "Não estou conseguindo responder a todos. Desde 2020 eu não interagia com tanta gente aqui no X". E ainda: "As publicações dos censurados por Moraes aumentaram. Na tentativa de nos calar, ele trouxe todo mundo para os nossos perfis e estimulou o VPN como ninguém".

Também nos EUA, o comentarista Rodrigo Constantino, outro alvo de ações de Moraes, celebrou o desbloqueio da própria conta: "A minha conta não aparece mais como retida". Nesta terça, provocou: "Sai nas ruas sem seguranças, Xande. Bora fazer um teste de popularidade? Um passeio na Paulista no 7 de setembro, que tal? Estar mais próximo do povo, topa?".

Um tweet de Allan Dos Santos, onde ele menciona que não está conseguindo responder a todos e que desde 2020 não interagia com tanta gente na plataforma X. O tweet foi postado às 17:53 do dia 1 de setembro de 2024 e teve 443,6 mil visualizações.
Allan Dos Santos afirma no X que desde 2020 não interagia com tanta gente na plataforma - @allanldsantos no X
Um tweet de Rodrigo Constantino, que diz: 'A minha conta não aparece mais como retida. Chupa, ditador tupiniquim!!!' seguido de emojis de aplausos, músculos e risada. O tweet foi postado às 1:45 PM do dia 1 de setembro de 2024, com 568,9 mil visualizações.
O comentarista Rodrigo Constantino diz que sua conta no X não está mais retida - @rconstantino no X
Um tweet de Rodrigo Constantino, datado de 3 de setembro, onde ele convida Xande para um passeio na Avenida Paulista no dia 7 de setembro, mencionando a ausência de seguranças. Abaixo, há uma postagem da Revista Oeste que informa que um abaixo-assinado pelo impeachment de Moraes atingiu 1,3 milhão de apoiadores.
O comentarista Rodrigo Constantino faz convite irônico ao ministro Alexandre de Moraes - @rconstantino no X
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.