Descrição de chapéu Datafolha

Pet shop investe em ampliação de serviços para fidelizar tutores

Preferida dos paulistanos na pesquisa Datafolha, Petz oferece adestramento e pretende estrear no mercado de planos de saúde

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São Paulo

Mais próximos dos animais nos últimos anos, os tutores redobraram a atenção com necessidades que vão além da alimentação. A tendência é demonstrada pela alta do segmento de pet care, de produtos de higiene e bem-estar, que faturou R$ 3,3 bilhões e registrou o maior crescimento do mercado pet em 2022, de 20%, segundo o IPB (Instituto Pet Brasil).

"A dinâmica do proprietário de pet mudou. Ficando mais tempo em casa, a pessoa convive mais com o animal no dia a dia, então consegue perceber coisas que não via antes, como um probleminha de pele, as unhas compridas e o pelo que está na hora de cortar", exemplifica Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB.

Foto mostra um cachorro marrom com uma expressão feliz sobre uma bancada de tosa
Área de banho e tosa em uma das lojas da Petz, localizada no bairro da Consolação, no centro de São Paulo (SP) - Keiny Andrade - 13.abr.2023/Folhapress

Atrás somente dos departamentos de higiene e alimentos industrializados, outro destaque está nos serviços veterinários, que obtiveram alta de 16,2% e R$ 5,6 bilhões de receita. No total, o varejo pet faturou R$ 60,2 bilhões e cresceu 16,4% no ano passado.

Atentas para o comportamento dos tutores, as varejistas do setor passaram a se concentrar em ampliar a oferta de suas unidades com opções de banho, tosa e veterinário, por exemplo, estratégia que já era comum nas lojas de bairro, diz Marraccini.

Na Petz, eleita melhor pet shop pela sexta vez consecutiva na pesquisa Datafolha, clínicas veterinárias e centros de estética estão disponíveis em cerca de 150 das 220 lojas no país. Para tornar o processo mais cômodo, a rede lançou o agendamento de banho e tosa por aplicativo em 2022 —hoje, metade dos serviços são marcados pelo canal, afirma o CEO Sergio Zimerman.

Em 2021, o grupo adquiriu a Cão Cidadão, empresa fundada por Alexandre Rossi, zootecnista, médico veterinário e especialista em comportamento animal que ficou conhecido como Dr. Pet. Assim, o portfólio da Petz dispõe de cursos online de adestramento e o tutor pode contratar profissionais que vão à residência para aplicar o treinamento.

Por meio deste braço, a varejista pretende estender sua atuação para atender às demandas criadas pelo retorno dos tutores às atividades presenciais.

"Nossa ideia é ir além do adestramento e oferecer hotelzinho, dog walker [passeador para cães] e pet sitter [babá de pet], tendo a equipe da Cão Cidadão como curadora para ajudar a treinar e a implementar metodologia nesses serviços", diz Aline Penna, vice-presidente de finanças da Petz.

Segundo Zimerman, os serviços serão prestados por operadores parceiros habilitados pela Cão Cidadão e credenciados pela Petz, e o intuito é que eles possam trabalhar tanto nas unidades da rede que possuírem espaço para um hotel, por exemplo, quanto em estruturas próprias.

Antes disso, o grupo deve estrear no segmento de planos de saúde, com um projeto-piloto que terá início na cidade de São Paulo devido à disponibilidade de clínicas e hospitais da Petz na capital.

Foto mostra um cachorro bege e úmido sobre uma bancada enquanto uma mulher seca seus pelos
Área de banho e tosa em uma das lojas da Petz, localizada no bairro da Consolação, no centro de São Paulo (SP) - Keiny Andrade - 13.abr.2023/Folhapress

"A penetração do mercado de plano de saúde pet ainda é muito baixa no Brasil, muito aquém dos Estados Unidos e de países europeus, então tem muito potencial. Hoje, temos consultas e procedimentos cirúrgicos, mas seria muito legal trabalhar mais a prevenção, e isso até faz com que o custo do plano seja mais baixo", diz Penna.

Marraccini, do IPB, afirma que o setor tende a crescer nos próximos anos. "Os tutores estão levando os animais com mais frequência às clínicas até para se antecipar, porque começaram a perceber o custo de uma emergência. O plano de saúde passa a ser uma opção para manter o animal bem cuidado e cuidar também do bolso."


PETZ
28% das menções
Fundação
2002
Unidades
220 lojas
Funcionários
9.131, sendo 7.313 diretos e 1.818 terceirizados
Faturamento
R$ 3,4 bilhões
Crescimento
36,2% na receita, em comparação com 2021

Tudo que faz parte das soluções para a relação do tutor com o pet é preocupação da Petz, e isso não se limita a prover produtos: é preciso ter cuidados preventivos com a saúde, manter a higiene e treinar o animal

Sergio Zimerman

CEO da Petz

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