Descrição de chapéu carro elétrico Datafolha

Saiba como oficinas se adaptam para consertar veículos elétricos

Porto vence na categoria de manutenção de carros da pesquisa Datafolha

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São Paulo

No primeiro trimestre de 2023, cerca de 14,8 mil veículos eletrificados foram vendidos no Brasil, crescimento de 50% em comparação com o mesmo período de 2022, quando 9.800 unidades foram emplacadas, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Por se tratar de automóveis novos, ainda com garantia das montadoras, a demanda por revisão está concentrada nas concessionárias, mas o volume em outros centros automotivos tende a crescer nos próximos anos, afirma Rivaldo Leite, CEO de seguros da Porto.

Caminhão-marruá, jet-ski e guincho elétrico no estacionamento da Porto, em São Paulo - Keiny Andrade/Folhapress

A empresa foi citada por 11% dos paulistanos na pesquisa Datafolha e conquistou sua quinta vitória nas cinco edições em que a categoria manutenção de carros esteve na premiação O Melhor de São Paulo.

A Porto já tem unidades prontas para receber carros elétricos e investe em estruturação para ampliar a rede capaz de atender os consumidores que adotaram a tecnologia. Leite conta que o custo de adaptação é maior quando comparado a uma oficina convencional, porque é preciso adquirir novos equipamentos e capacitar profissionais. "Conforme a frota aumenta, nos preparamos tanto com oficinas especializadas quanto nos nossos centros automotivos."

Hoje, há 141,3 mil veículos elétricos leves em circulação no Brasil, 5.989 deles emplacados somente em março de 2023, segundo a ABVE. Paulo Maisonnave, vice- -presidente de infraestrutura da ABVE, explica que o processo de adaptação para que oficinas, concessionárias e centros automotivos trabalhem com revisão e manutenção de veículos eletrificados é complexo e exige planejamento.

Um dos principais pontos é relacionado à segurança para manusear as baterias.

Também é preciso instalar uma rede de recarga no local e adquirir ferramentas específicas, já que os veículos têm mais componentes digitais e eletrificados que um carro comum. Nas oficinas adaptadas, há computadores que acessam os sistemas dos veículos para verificar parâmetros elétricos da bateria, como nível de degradação e vida útil.

O bom funcionamento da peça garante a autonomia nos deslocamentos entre as recargas. O reparo de um elétrico, por outro lado, é mais simples que o de um carro a combustão, afirma Maisonnave. "O freio do carro elétrico é muito mais simples, porque é regenerativo [recupera energia], então tem menos desgaste de algumas peças. Além disso, ele não tem câmbio nem várias outras peças que poderiam dar problema."

Para o especialista, embora o suporte ainda seja direcionado às concessionárias das montadoras, as grandes redes de centros automotivos estão preparadas para receber e trabalhar com a tecnologia.


PORTO
11%
das menções
Fundação
1945
Unidades
55 sucursais e escritórios regionais em todo o país
Funcionários
13 mil funcionários, 13 mil prestadores e 33 mil corretores parceiros
Faturamento
R$ 28 bilhões de receita em 2022
Crescimento
29,5% na receita de 2022

Tivemos resultados muito bons em 2022, e a nossa fórmula para manter o crescimento e a fidelidade é cuidar bem do cliente, criar produtos diferentes, ter uma rede de prestadores treinada e especializada, e acompanhar os movimentos de mercado e a frota brasileira

Rivaldo Leite

CEO de seguros da Porto

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