Parcerias com marcas globais renovam lojas de conveniência e ajudam a atrair clientes

Com 15% das menções, AmPm lidera a categoria pela décima vez consecutiva na pesquisa Datafolha

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São Paulo

Com dez vitórias em dez edições, a AmPm, rede de lojas de conveniência que pertence aos postos de combustível Ipiranga, segue invicta na premiação O Melhor de São Paulo Serviços.

Em 2024, a marca foi mencionada por 15% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha, cinco pontos percentuais acima do resultado do ano passado. Entre os que têm renda familiar mensal de mais de 20 salários mínimos, o índice chegou a 23%.

Quem não entra em uma unidade da AmPm há algum tempo pode se surpreender. No ano passado, a empresa lançou uma nova estratégia de negócio e se associou a famosas marcas globais de food service, o setor de alimentação fora do lar.

OMSP - Serviços 2024 - Categoria Compras - Atacadista
OMSP - Serviços 2024 - Fido Nesti

Agora, as lojas vendem fatias da Pizza Hut, tigelas de açaí da Oakberry, cachorros-quentes da Nathan’s Famous, cookies da Mr. Cheney e café da Starbucks. Entre o fim de 2024 e o início de 2025, está prevista a chegada dos donuts da Krispy Kreme.

Para Renato Stefanoni, presidente da AmPm, as três décadas de trajetória permitem à rede saber exatamente o que o cliente precisa deste tipo de estabelecimento.

"Com o passar do tempo, fomos aprendendo que nosso cliente está sempre em movimento e tem a característica dos inquietos. O varejo de mobilidade deve estar sempre pronto a dar suporte, a abastecer a vida em movimento", afirma.

O que é a pesquisa

  • Entenda a metodologia

    Entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março deste ano, o Datafolha realizou 1.008 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes às classes A e B da cidade de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%

Na prática, significa que boa parte das lojas AmPm já dispõe de salões com mesas e cadeiras, prontos para receber quem tem um pouco mais de tempo e prefere fazer a refeição ali mesmo. Quem tem pressa também consegue pedir, pagar e voltar rapidamente para o carro, levando o lanche nas mãos.

"Para esse público, entregamos os produtos nas embalagens originais, o que garante uma experiência única com suas marcas mais amadas", explica o executivo.

Das 1.540 lojas da AmPm no país, quase 800 dispõem de padaria, um dos maiores atrativos para os clientes. Os pães saem congelados dos quatro centros de distribuição da rede, que somam 25 mil m² de área de armazenamento, e são fermentados e assados nas lojas, espalhando aquele cheirinho característico que vai buscar o cliente lá fora.

Aos poucos, todas as lojas brasileiras estão sendo adaptadas ao novo formato —e as unidades paulistanas funcionam como pilotos.

"Na capital está nosso maior adensamento, são 207 lojas que nos dão uma capacidade de aprendizado rápido. É o mercado mais pulsante, com vários concorrentes e muitos clientes, que já têm uma relação emocional com a AmPm", diz Stefanoni.

De acordo com o executivo, trazer marcas parceiras para dentro das lojas tem sido um movimento delicado, que demanda ajustes permanentes, em um processo que ele resume como "test and learn", ou seja, testar e aprender.

"É algo novo para este setor e, provavelmente, sempre teremos adaptações a fazer, mas agora estamos prontos para expandir as marcas em nossa rede. Consistência é uma palavra importante para nós."


AMPM
15% das menções
Fundação
1991
Unidades
1.540 lojas
Funcionários
1.000, além de terceirizados
Faturamento
R$ 2,04 bilhões (2023)
Crescimento
5,67% (em relação a 2022)

É a décima edição em que ganhamos, mas a alegria é a mesma da primeira. É um prêmio especial, por vir dos nossos clientes

Renato Stefanoni

presidente da AmPm

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