Serviço de pagamento automático estende uso para estacionamentos e postos

Citada por 43% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha, Sem Parar lidera categoria estreante na pesquisa

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São Paulo

O Sem Parar foi escolhido o melhor serviço de pagamento automático por 43% dos entrevistados pelo Datafolha. Trata-se da estreia da categoria na pesquisa.

O serviço, que começou com pedágios, agora abrange estacionamentos, lanchonetes e postos de combustível, num total de 6.500 pontos de uso.

"Estamos bem dentro da jornada do cliente", diz Fábio Marques, vice-presidente de clientes e operações da empresa. "Nosso portfólio se propõe a atender o maior espectro possível de usuários."

Dez mil estabelecimentos comerciais trabalham com pagamento por etiquetas automáticas, de acordo com levantamento da Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento para Mobilidade), que atribui essa tendência ao ritmo acelerado do dia a dia e à necessidade de simplificar tarefas básicas da rotina.

Carro passa ao lado de cabine com serviço de pagamento automático
Com 43% dos votos, Sem Parar é vencedora da categoria pagamento automático - Cauê Diniz/Divulgação

Além de ampliar os estabelecimentos parceiros, a Sem Parar oferece diversos planos. Desde o pré-pago, em que o cliente abastece a etiqueta com um valor de sua escolha, até planos com mensalidade e benefícios associados.

Nesse último caso, a empresa permite a aquisição de produtos como socorro mecânico, reboque e seguro de vida por um valor adicional. Em 2023, o Sem Parar atingiu a marca de 7 milhões de etiquetas ativas e 1 milhão de clientes de seguro. O crescimento na base de usuários foi de 10% em relação ao ano anterior.

Os números acompanham o crescimento geral do setor, que entre 2022 e 2023 abocanhou 3 milhões de clientes novos no Brasil todo.

Nesse contexto, a Abepam pleiteia que o DBT, desconto na tarifa de pedágio para veículos com as tags, aumente de 5% para 20%.

O desconto é uma previsão inserida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nos contratos de concessão de rodovias federais a partir de 2022.

O objetivo da medida é aumentar o número de usuários de etiquetas, porque isso melhora o fluxo das pistas, com menos veículos parando para o pagamento manual.

Agências reguladoras estaduais seguiram o exemplo em suas próprias concessões. Hoje, 85 praças de pedágio em rodovias federais e estaduais do Brasil oferecem o desconto.

Segundo a Abepam, a proposta de aumentar o DBT se baseia em um estudo técnico que levou em conta percentuais de inadimplência, de desconto para o pagamento automático e o custo do projeto.

Procurada pela reportagem, a ANTT afirmou desconhecer diretrizes para aumentar o desconto em concessões futuras.

Outra pauta do setor é a expansão dos pedágios de fluxo livre, sistema que usa sensores e câmeras posicionadas acima da pista de rodagem para identificar as placas (ou tags) dos veículos que passam.

A Lei 14.157, sancionada em 2021, abriu caminho para essa modalidade de pedágio

Desde o ano passado, a ANTT também inclui a previsão de implementação do sistema em parte dos contratos de concessão de rodovias federais

Uma estimativa do órgão prevê que o número de veículos que utilizam sistemas de pagamento automático deve dobrar a partir da implementação do sistema.


SEM PARAR
43%
das menções
Fundação
2000
Colaboradores 
Mais de 2.600
Faturamento
Não divulga
Crescimento
15% em relação a 2022 (receita)

Hoje o Sem Parar é muito mais do que o pedágio. O ecossistema é o grande diferencial que a gente traz aqui

Fábio Marques

vice-presidente de clientes e operações do Sem Parar

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