Pioneira, Isabela Raposeiras é eleita melhor barista de SP segundo júri da Folha

Fundadora do Coffee Lab ajudou a construir a cena de cafés especiais da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barista Isabela Raposeiras, no processo de torrefação dos grãos de café
Barista Isabela Raposeiras, no processo de torrefação dos grãos de café - Keiny Andrade/Folhapress
São Paulo

Isabela Raposeiras, 50, eleita a barista do ano, ajudou a construir a cena de cafés especiais do Brasil e formou gerações de profissionais nas últimas décadas.

Ela entrou para o setor por um acaso, no ano 2000. Na época, os negócios da sua família haviam quebrado, e a então estudante de psicologia passava por dificuldades financeiras. Por isso, aceitou o convite para trabalhar com café, mesmo sem ainda saber nada sobre o assunto.

Em 2002, disputou —e venceu— o primeiro campeonato brasileiro de baristas. Após o título, dedicou-se a dar consultorias e a torrar café para restaurantes e cafeterias. Foi quando nasceu, em 2004, o Coffee Lab, então apenas uma torrefação e escola de café.

Raposeiras foi à Escandinávia, uma meca dos cafés especiais, onde se aperfeiçoou com a rede dinamarquesa Coffee Collective e o norueguês Tim Wendelboe —que já elencou o Coffee Lab como uma de suas três torrefações preferidas no mundo.

De volta a São Paulo, ela aprimorou técnicas de torra e ajudou a levar ao mundo a mensagem de que o Brasil também tem cafés com perfis sensoriais complexos e frutados, como os tão valorizados grãos africanos.

A empresa cresceu e deu à luz uma cafeteria, na Vila Madalena. Logo se tornou um ponto de peregrinação de amantes do café, com fama mundo afora, e deve inaugurar sua primeira filial em julho, em Pinheiros.

A casa serve coados e expressos extraídos sempre com precisão e provoca o consumidor ao propor experiências como a comparação entre um café tradicional e um especial.

Enquanto isso, ao longo dos últimos 20 anos, a escola formava milhares de baristas, que hoje atuam em várias cafeterias e reverberam o legado de Raposeiras. Se há duas décadas praticamente só havia o Coffee Lab e mais meia dúzia de locais focados em cafés especiais, hoje a cidade está cheia deles.

Ainda assim, Raposeiras continua gozando do respeito e prestígio entre seus pares. Fundadora do extinto The Little Coffee Shop, Flavia Pogliani testemunhou o desenvolvimento do setor."Quando a Isabela fala, a gente para e ouve. E aprende."

COFFEE LAB
R. Fradique Coutinho, 1.340, Vila Madalena, região oeste, WhatsApp (11) 99148-8052, @coffeelab_br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.