iFood é eleito por paulistanos como melhor aplicativo de entrega; marca se destaca entre os mais jovens

Muito tempo atrás, numa galáxia distante, você pegava um folheto, fazia uma ligação e, depois de uns 40 minutos, recebia sua pizza –além do troco em dinheiro.

Na galáxia atual, abre um app no celular, escolhe entre centenas de menus e nem lembra que existe carteira. Nela transitam motos, bicicletas, e-bikes, patinetes elétricos —e os drones estão chegando. Estreante na pesquisa Datafolha, a categoria aplicativo de entrega teve o iFood como vencedor.

Criada no Brasil, a empresa de apenas oito anos de vida coleciona números de gente grande. Foodtech líder na América Latina, soma 12,6 milhões de usuários e está presente em cerca de 500 cidades de todas as unidades federativas, além de México e Colômbia. Por aqui, tem 66 mil restaurantes cadastrados, 120 mil entregadores e recebe quase 600 mil pedidos diários. "Fazemos parte de uma mudança de hábitos, de uma revolução no universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa. Somos para todos os gostos, bolsos e diferentes momentos da vida", diz Carlos Moyses, CEO da companhia.

Crescendo três dígitos ao ano, o iFood vem direcionando seus recursos à expansão pelo Brasil, à logística, aos meios de pagamento e a tecnologias como inteligência artificial. No último Carnaval paulistano, fez sua primeira entrega com drone: um wrap para o vocalista da Banda Eva. Neste mês, lançou na capital o iFood Box, armários térmicos instalados em edifícios comerciais e condomínios residenciais com alta concentração de pessoas.

O entregador deixa a comida em um dos compartimentos, o cliente recebe o aviso da chegada e usa um QR Code para abrir "sua" porta. Jardim Paulista, Bela Vista, Itaim Bibi e Vila Olímpia são alguns bairros que já receberam os armários eletrônicos. A ideia é levá-los também a parques, universidades e hospitais.

A galáxia, como se vê, segue em evolução.

*

VOCÊ SABIA?

O iFood é uma das chamadas "startups unicórnio". No mundo dos negócios, o termo faz alusão a empresas que lançaram produtos ou serviços inovadores. Mas não basta ter mexido com o mercado: também é preciso ser avaliada em US$ 1 bilhão antes de abrir seu capital em bolsas de valores. Uber, Airbnb e Nubank são outros exemplos; já Google e Facebook foram considerados, em seus tempos de startup, "super-unicórnios".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade