Corrida entre magrelas leva a novata Yellow ao pódio, junto com o Itaú, como o melhor serviço de aluguel de bicicletas de São Paulo
Como fazer com que o dinheiro de uma corporação como o Itáu, importante patrocinadora cultural, dono de um espaço dedicado ao tema na avenida Paulista, impactasse na dinâmica urbana? Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e negócios inclusivos do banco, percebeu que em lugares como a China e Amsterdã a bicicleta aparecia como agente comum de solução para o problema de trânsito. O resultado disso, quem mora em São Paulo sabe: as bikes laranjas pipocaram pela região central e acompanharam o surgimento de outras iniciativas de aluguel na cidade.
É a segunda vez que o Itaú ganha a categoria —na última edição, com 20%. Da pesquisa anterior para essa, duas mudanças de resultado mostram que as bicicletas vieram para ficar. Metade dos entrevistados (52%) não informou nenhum nome na categoria, um recuo de 19 pontos em relação aos 71% de 2018. E, pela primeira vez, o Itaú divide a liderança com a Yellow, que não foi citada na última pesquisa, já que surgiu em agosto do ano passado.
As laranjinhas somam 2.600 pelas cidades em 260 estações. Os 22 milhões de quilômetros pedalados nas bikes do Itaú desde o começo do projeto daria cerca de 28 viagens da Terra a Lua, ida e volta. Já está em curso também o projeto de bicicletas elétricas, com 20 operando na metrópole.
Se quando o projeto do Itaú começou a paisagem urbana não tinha lá muitas bicicletas, as da nova vencedora da categoria circulam em uma metrópole mais preparada para mobilidade. "Não é toa que São Paulo foi a primeira a receber todos os nossos modais", diz Marcel Bely, gerente de relações públicas da Yellow. "Percebemos cada vez mais pessoas aderindo ao serviço e adaptando suas rotinas para aproveitar as vantagens."
Primeiro serviço de bicicletas compartilhadas sem estações do país, a marca é destaque entre os moradores da zona oeste (37%) e entre os mais jovens (33%), diz a pesquisa.
Nos primeiros quatro meses de operação, a empresa contabilizou 5 milhões de quilômetros percorridos. De olho em outras possibilidades de locomoção, lançou bicicletas elétricas e anunciou a fusão coma Grin, maior companhia de patinetes elétricos da América Latina.
Por perceber que as corridas próximas a estações de metrô são 14 vezes maiores que nas outras localidades da cidade, a Yellow resolveu expandir sua área de atuação para a região da estação Campo Belo, da linha 5-Lilás. Já o Itaú vislumbra ampliar o conhecimento que adquiriram com a experiência em Cidade Tiradentes, em que fizeram um programa de pernoitar com a bicicleta na região, para outros pontos da cidade.