Corrida entre magrelas leva a novata Yellow ao pódio, junto com o Itaú, como o melhor serviço de aluguel de bicicletas de São Paulo

Como fazer com que o dinheiro de uma corporação como o Itáu, importante patrocinadora cultural, dono de um espaço dedicado ao tema na avenida Paulista, impactasse na dinâmica urbana? Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e negócios inclusivos do banco, percebeu que em lugares como a China e Amsterdã a bicicleta aparecia como agente comum de solução para o problema de trânsito. O resultado disso, quem mora em São Paulo sabe: as bikes laranjas pipocaram pela região central e acompanharam o surgimento de outras iniciativas de aluguel na cidade.

É a segunda vez que o Itaú ganha a categoria —na última edição, com 20%. Da pesquisa anterior para essa, duas mudanças de resultado mostram que as bicicletas vieram para ficar. Metade dos entrevistados (52%) não informou nenhum nome na categoria, um recuo de 19 pontos em relação aos 71% de 2018. E, pela primeira vez, o Itaú divide a liderança com a Yellow, que não foi citada na última pesquisa, já que surgiu em agosto do ano passado.

As laranjinhas somam 2.600 pelas cidades em 260 estações. Os 22 milhões de quilômetros pedalados nas bikes do Itaú desde o começo do projeto daria cerca de 28 viagens da Terra a Lua, ida e volta. Já está em curso também o projeto de bicicletas elétricas, com 20 operando na metrópole.

Se quando o projeto do Itaú começou a paisagem urbana não tinha lá muitas bicicletas, as da nova vencedora da categoria circulam em uma metrópole mais preparada para mobilidade. "Não é toa que São Paulo foi a primeira a receber todos os nossos modais", diz Marcel Bely, gerente de relações públicas da Yellow. "Percebemos cada vez mais pessoas aderindo ao serviço e adaptando suas rotinas para aproveitar as vantagens."

Primeiro serviço de bicicletas compartilhadas sem estações do país, a marca é destaque entre os moradores da zona oeste (37%) e entre os mais jovens (33%), diz a pesquisa.

Nos primeiros quatro meses de operação, a empresa contabilizou 5 milhões de quilômetros percorridos. De olho em outras possibilidades de locomoção, lançou bicicletas elétricas e anunciou a fusão coma Grin, maior companhia de patinetes elétricos da América Latina.

Por perceber que as corridas próximas a estações de metrô são 14 vezes maiores que nas outras localidades da cidade, a Yellow resolveu expandir sua área de atuação para a região da estação Campo Belo, da linha 5-Lilás. Já o Itaú vislumbra ampliar o conhecimento que adquiriram com a experiência em Cidade Tiradentes, em que fizeram um programa de pernoitar com a bicicleta na região, para outros pontos da cidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade