Minimercados se alastram pela cidade e Mini Extra é o mais lembrado por moradores de São Paulo

No sábado à noite, a turma de garotas analisa o preço das cervejas, o rapaz procura papel higiênico e o senhor carrega pão francês, presunto e queijo. Já na segunda à tarde, a executiva pega um detergente, o adolescente, uma montanha de chocolates, e o casal escolhe sanduíches prontos.

Os minimercados fincaram pé na cidade —apenas 14% dos paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha não souberam citar seu favorito. E o Mini Extra venceu a categoria pelo segundo ano consecutivo, com 33% das menções, seguido por Dia (13%), Carrefour Express (12%) e Minuto Pão de Açúcar (10%).

Em 2006, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) apostou num novo formato de ponto de venda e criou o Extra Perto, inspirado no modelo europeu de varejo de conveniência. Com a demanda crescente por compras rápidas, em lugares próximos de casa ou do trabalho, ele foi aperfeiçoado e transformado em Extra Fácil.

Há dois anos, o grupo rebatizou a marca como Mini Extra —lojas menores que um supermercado, com área de até 300 m², 100% voltadas ao perfil do público local.

São Paulo ainda hoje abriga a grande maioria das unidades da rede. Cada uma delas oferece cerca de 3.500 produtos, selecionados para atender às necessidades de reposição ou emergenciais.

Segundo Frederic Garcia, diretor-executivo dos formatos de proximidade do GPA, a bandeira está presente sobretudo em bairros verticalizados, com grande fluxo de pedestres e forte concentração de homens, mulheres e famílias das classes B e C. Para Garcia, um dos diferenciais da rede é a escolha precisa dos produtos, adaptados aos gostos e hábitos de consumo do cliente da cidade. "O Mini Extra atende às demandas do dia a dia do paulistano, que busca cada vez mais praticidade e agilidade nas compras", diz.

*

TOP 5
(os produtos mais comprados)

- Cerveja
- Frios
- Leite
- Pão
- Refrigerante

CURIOSIDADES

- Há 157 Mini Extras espalhados por 2 estados (SP e PE) e 20 cidades do Brasil

- Na cidade de São Paulo, são 108 lojas

- A primeira delas foi inaugurada na rua Tuiuti, no Tatuapé, em 2006, ainda sob a bandeira Extra Perto

- A única unidade fora do estado de SP fica em Recife

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade