Petz e Cobasi são os melhores na categoria pet shop; redes acompanham mudanças no perfil da clientela paulistana

Ao visitar uma loja das redes Petz e Cobasi, não estranhe se você se deparar com um bom espaço dedicado a animais resgatados e à espera de uma família. É que, com uma sociedade mais consciente sobre a proteção animal, as empresas resolveram tomar para si uma importante bandeira: a da adoção.

"Há três anos, o incentivo a adotar animais é o tema do mês de aniversário da Cobasi. Nesse tempo, fizemos eventos e doamos 150 toneladas de ração para ONGs de todo o país", conta Ricardo Nassar, diretor da empresa. As lojas da rede promovem feirinhas em parceria com as entidades que resgatam e não vendem cães ou gatos.

Após 16 anos comercializando filhotes, a Petz resolveu, no começo deste ano, não vender mais. A denúncia de maus-tratos em um canil parceiro da empresa foi fundamental para a decisão. "A humanização do pet chegou ao nível de que as pessoas não querem mais ver um filhote vendido em uma vitrine. É como olhar uma criança", conta o presidente Sergio Zimerman. "A gente tinha 99% de garantia de que isso [maus-tratos] não aconteceria de novo. Mas 99% não é 100%", ressalta ele.

Tais escolhas mostram uma mudança definitiva de relação que os tutores travaram com seus animais de estimação. Eles não são mais apenas pets. São membros da família e devem ser tratados como tal.

Por terem sacado esse potente nicho de mercado, as marcas se destacaram. Citada por 18% dos paulistanos de classes A e B entrevistados pelo Datafolha, Petz —antiga Pet Center Marginal— expandiu sua operação para fora da capital e mudou de nome.

Com 17 anos de mercado, tem hoje 84 unidades em nove estados. "Nosso cliente é apaixonado pelo seu animal. Ele vai à loja para ver novidades, levar o bichinho para passear e comprar o que precisa. É relação de prazer e não de obrigação", explica Zimerman.

A Cobasi, com 34 anos de operação, conquistou 16% dos paulistanos envolvidos na pesquisa —com a margem de erro, estão tecnicamente empatadas. "Segmentamos nossos clientes pelo grau de relacionamento que têm com seu pet e não por classe social. Acreditamos que o consumo é mediado pelo grau de afeto", conta Ricardo Nassar.

Com 79 unidades em sete estados, a rede não mede esforços para crescer e abriu, em 2018, sua primeira unidade no Nordeste, no Recife. Em maio, vai inaugurar em Fortaleza e, em breve, seguirá para Salvador.

Ambas as marcas também são pioneiras quando o assunto é levar até o consumidor novidades e o que mais os donos de pets imaginam (ou nem imaginam) que exista no mercado: rações super premium, comedouros automáticos, tapetinhos gelados para refrescar no calor, suplementos alimentares, enzimas eliminadoras de odor, escadinhas para o cachorro subir na cama sem machucar a coluna. Tudo de olho no conforto e no bem-estar dos animais.

São novos costumes para novos tutores. Os peludinhos agradecem!

*

"Em março dobramos o número de adoções nas lojas de 400 para 800 animais. Queremos ultrapassar a marca de 10 mil adoções no ano"

Sérgio Zimerman, presidente da Petz

"Acreditamos que o consumo é mediado pelo grau de afeto que o tutor tem com o animal. Ele pode encarar o pet como filho, como amigo ou como animal de estimação"

Ricardo Nassar, sócio-diretor da Cobasi

*

Ranking das Campeãs

Petz
84 unidades no Brasil
28 em São Paulo capital
31 novas lojas previstas para 2019

Cobasi
79 unidades no Brasil
24 em São Paulo capital
25 novas lojas previstas para 2019

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade