Descrição de chapéu
Tendências Debates

Brenda Brito e Natalie Unterstell: O brasileiro sabe o que tem de ser feito

Resíduos vão para o lugar errado; a riqueza da floresta evapora com o fogo ou desmatamento, e as águas não se renovam mais com qualidade; isso incomoda o brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bairro da periferia de Manaus sem saneamento básico, onde há risco de enchente
Bairro da periferia de Manaus sem saneamento básico, onde há risco de enchente - Eduardo Knapp - 29.jan.18/Folhapress

Pesquisa realizada com 3.000 brasileiros reafirma alertas sobre os principais problemas ambientais das cinco regiões do país. Eles requerem urgência no seu tratamento, aliada a uma visão de longo prazo.
 
O levantamento foi feito pelo instituto Ideia Big Data e o Agora!, movimento formado por cem cidadãos que querem impactar a agenda pública e promover inovação política.

Hoje, 40% dos brasileiros afirmam que a destinação inadequada do lixo é o nosso maior problema. O número cai para 35% na região Centro-Oeste e sobe para 43% no Sul e 45% na região Nordeste. De fato, essa percepção reflete a gestão dos resíduos sólidos nos municípios.

Ainda que essa coleta alcance 91% dos que vivem em cidades, apenas 58% têm destino final adequado. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, até 2016, metade dos municípios brasileiros ainda destinava resíduos em lixões em vez de aterros sanitários, e 59% não tinham planos para gestão desse material.

A poluição das águas e o desmatamento aparecem em seguida entre os maiores problemas ambientais, mas variam de acordo com a região. 

No Sul, Sudeste e Nordeste, os problemas com recursos hídricos foram lembrados por mais de 20% da população. O destaque foi no Nordeste, onde 27% mencionaram a poluição das águas como o grande problema.

Já no Norte (35%) e Centro-Oeste (30%), o desmatamento é o segundo colocado. Estas são as regiões que perdem mais áreas de vegetação no Brasil, com o desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Finalmente, a poluição do ar é percebida como grande problema por 18% dos brasileiros que habitam a região Sudeste, a mais urbanizada do país. Nos demais, fica abaixo dos 9%.

A pesquisa mostra que, mais do que problemas, há oportunidades sendo perdidas: os resíduos vão para o lugar errado; a riqueza da floresta evapora com o fogo ou com o desmatamento; e as águas não se renovam mais com qualidade. O brasileiro sabe, e isso o incomoda.

Precisamos, mais do que nunca, de cuidado com a água e saber enxergar valor no lixo. Os governos, em todos os níveis, têm que levantar a bandeira da aplicação efetiva da lei de resíduos sólidos.

Outro alerta é o de que o saneamento básico precisa ser prioridade. Quase metade do nosso povo (45%) não tem acesso a serviço adequado de esgoto. Isso impacta diretamente a saúde da população, atingindo o desenvolvimento de crianças que crescem em zonas de periferia.

Metas agressivas de melhora das estatísticas de cobertura e tratamento de esgoto precisam ser combinadas com uma ocupação mais ordenada do território.

Por fim, é preciso dar destino certo não só ao lixo, mas também às nossas florestas.

O avanço da fronteira agrícola ainda é o principal vetor de desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Mas não precisa ser assim.

Já existem tecnologia e área aberta suficientes para aumentar a produção agropecuária sem desmatar mais um hectare.

Por isso, o país deve priorizar o fim do desmatamento e exigir o cumprimento da legislação socioambiental para acesso a subsídios públicos no setor agropecuário.

Os consumidores não deveriam ter que escolher entre uma carne com ou sem desmatamento, pois toda a produção deveria ser aliada da conservação. Afinal, sem florestas teremos menos água para irrigar nossa produção agrícola.

Para todos os problemas evidenciados pelos brasileiros na pesquisa, há solução já desenvolvida. O que precisamos agora é de gente comprometida com a causa pública para tirá-las do papel. Nas eleições de outubro, lembre-se disso quando checar as propostas dos candidatos.

Brenda Brito e Natalie Unterstell

São especialistas em políticas públicas ambientais e membros do movimento Agora!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.