Show de chantagens

A sustentação de Bolsonaro tem ficado cada vez mais cara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carol Pires

Jornalista e roteirista, é mestre em estudos latino-americanos pela Universidade Columbia (EUA)

O Brasil está sendo governado por uma aliança entre “a alta nata de tudo o que não presta no Brasil” e “um fascista”. Pelo menos é assim que os sócios deste governo se chamavam até outro dia.

Foi no lançamento de sua candidatura à Presidência, em 2018, que Jair Bolsonaro chamou o centrão de “nata de tudo o que não presta”. Seguia o coro do general Augusto Heleno, que entoara ao microfone: “Se gritar pega centrão, não fica um, meu irmão”.

Já o “fascista” é de autoria de Ciro Nogueira, presidente do PP, ao dizer que tinha “muita restrição” a Bolsonaro. “Porque é um fascista, tem um caráter fascista, preconceituoso”, disse o senador, em 2017, na mesma entrevista em que chamou Lula de “o melhor presidente da história”.

Na última quarta-feira, Bolsonaro telefonou para Ciro Nogueira e o convidou para assumir a chefia da Casa Civil do seu governo. O senador aceitou. Sem restrições.

Hoje, Bolsonaro paga para ser presidente. Já entregou à “alta nata de tudo o que não presta” ministérios, bilhões em cargos e emendas, o apoio à eleição de Arthur Lira, do PP, à presidência da Câmara e também suas convicções. Heleno foi um dos que abandonaram antigos princípios. “Faz parte do show político”, disse.

A sustentação de Bolsonaro, no entanto, tem ficado cada vez mais cara. Logo depois de criticar o aumento do fundo eleitoral aprovado pelos deputados, recebeu o recado de que a base aliada não gostou do comentário e esperava, em troca, algum gesto. A Casa Civil foi o tal gesto.

Bolsonaro, em contrapartida, também tem subido a aposta. Além da blindagem contra o impeachment, pede o engajamento de Lira na aprovação do voto impresso para sustentar sua tese de fraude quando perder a eleição em 2022. A notícia de que o ministro da Defesa teria, inclusive, ameaçado Lira com a não realização da eleição deixa claro que esse show de chantagens tem tudo para terminar em tragédia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.