Descrição de chapéu
Dalmo Dallari Oliveira Lima

Carta para o meu avô Dalmo Dallari

Só na adolescência tive a exata noção da sua importância para o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dalmo Dallari Oliveira Lima

Quartanista de direito, é neto do jurista Dalmo Dallari

Meu querido avô, são poucas as coisas mais importantes na vida do que o nome de uma pessoa. Ter herdado isso de você me traz um orgulho e uma honra imensurável. Você foi embora, mas seu legado maravilhoso fica.

Obrigado por todos os almoços de quarta-feira e aos domingos. Obrigado por me ensinar o valor e a importância das tradições. Obrigado por me mostrar a necessidade e a importância de uma família unida. Obrigado por me passar o amor pela cachaça e pelo futebol. Obrigado por me mostrar uma maneira de ver o mundo mais humana e igualitária.

Obrigado por ser você, vô.

O jurista Dalmo de Abreu Dallari, professor emérito da USP - Alesp

Nunca vou esquecer o quanto você valorizava as coisas simples da vida, o seu sorriso, o seu jeito moleque de ser e uma das suas características mais importantes: a de não julgar.

Você foi, sem dúvida nenhuma, uma das pessoas mais importantes na minha vida.

Só quando adolescente é que tive a exata noção da sua importância no Brasil. Da sua coragem quando lutou com outros importantes personagens contra a ditadura militar de 1964. A sua importância quando exerceu a presidência da Comissão de Justiça e Paz. A sua ligação com Dom Paulo Evaristo Arns, um dos maiores nomes na luta pela democracia, com quem você teve uma relação muito próxima.

Dalmo Dallari fotografado em sua casa, em São Paulo, em 2006 - Rogerio Cassimiro - 25.jul.06/Folha Imagem

Na faculdade de direito é difícil algum professor, ao fazer a chamada, não me perguntar: "Você é neto do Dalmo Dallari?" Foi muito bom estudar lendo o seu livro "Teoria Geral do Estado". Até hoje, quando encontro ex-alunos seus, sempre ouço um comentário carinhoso a seu respeito.

Meu querido avô, corintiano fanático, obrigado por tudo. Vou sentir saudades dos nossos encontros. Tenho a maior honra de ter o seu nome!

Descanse em paz e obrigado pelo legado deixado. Te amo.

Do seu neto, Dalmo.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.