Descrição de chapéu
Simone Tebet e Márcio Macêdo

As digitais da sociedade no planejamento do Brasil

PPA Participativo estabelece diálogo institucional e reafirma a cidadania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Simone Tebet

Ministra de Planejamento e Orçamento

Márcio Macêdo

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

O governo federal dá a largada, nesta semana, em um programa de abrangência nacional que possibilitará à sociedade brasileira participar ativamente nas decisões sobre a reconstrução do país, imprimindo as digitais do povo no Plano Plurianual (PPA), que estabelece as diretrizes e prioridades para a elaboração do Orçamento da União. O PPA Participativo será oficialmente lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (19), durante o Fórum Interconselhos, em Brasília, quando também será instalado o Conselho de Participação Social, integrante do fórum.

Ao instalar o conselho, reativar o fórum e retomar a participação social na elaboração do PPA, o presidente Lula cumpre uma das mais importantes promessas de sua campanha e estabelece um diálogo institucional permanente com os movimentos organizados da sociedade civil. Participação e diálogo são muito mais do que as palavras-chave do processo: são instrumentos essenciais para a consolidação e o fortalecimento do sistema democrático em sua forma mais genuína, a democracia participativa.

Os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Fernando Haddad (Fazenda) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Adriano Machado - 12.jan.23/Reuters

Primeira etapa do minucioso processo de elaboração do PPA Participativo, que se estenderá até o envio da Lei do PPA ao Congresso, em agosto, o fórum reunirá em Brasília, durante dois dias, mais de 300 representantes dos conselhos nacionais e de entidades da sociedade civil organizada, além de integrantes de todas as pastas ministeriais.

A participação popular, porém, não se limitará aos três fóruns previstos no calendário. Serão realizadas 27 plenárias estaduais, em todos os estados e no Distrito Federal, a partir de 11 de maio, quando também será lançada a plataforma digital que permitirá a todo cidadão e toda cidadã do país participar da decisão sobre as linhas gerais, as diretrizes e as metas do governo federal entre 2024 e 2027.

As plenárias se estenderão até o início de julho, e a partir daí as contribuições serão consolidadas e sistematizadas para integrar a Lei do PPA, que deve ser enviada ao Congresso Nacional até 31 de agosto.

Caberá aos parlamentares debater e votar a proposta enviada pelo governo federal, devidamente enriquecida com a contribuição da sociedade.

Todos os brasileiros estão sendo convidados a participar, virtual ou presencialmente, do debate sobre os problemas do país, de forma a apontar juntos os programas e projetos prioritários para o país. Governos e prefeituras de todo o Brasil serão integrados ao processo participativo, ao lado de movimentos populares, entidades sindicais e demais organizações sociais, em uma concertação nacional que se refletirá também na reconstrução e reafirmação da cidadania.

O processo que convida a sociedade a participar da elaboração do planejamento do Brasil é fruto do trabalho conjunto dos ministérios do Planejamento e Orçamento e da Secretaria-Geral da Presidência da República. Conta ainda com a colaboração da pasta de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação da Presidência, além do envolvimento de integrantes de todos os demais ministérios.

Sabemos, no entanto, que reconstruir e transformar o Brasil, imprimindo a marca do povo nas decisões sobre políticas públicas, não é obra de um governo, ou de um ciclo de governos, mas de toda a sociedade brasileira. Recuperar o legado da participação social exige amplo envolvimento da sociedade, em suas mais diversas representações, não apenas para qualificar a presença do povo nas decisões como também para assegurar efetividade da resposta governamental a suas demandas.

Por entender a participação social como método de governo e de relação do Estado com a sociedade, o presidente Lula nos convoca a todos, seus ministros e ministras, e convida o povo brasileiro a nos engajarmos no PPA Participativo e pensarmos sobre as transformações que queremos para o Brasil nos próximos quatro anos. Vamos, juntos, definir metas, prioridades e programas que materializem o projeto de país aprovado nas urnas em 2022, consolidando e ampliando, com a participação cidadã, os direitos fundamentais de todos os brasileiros.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.