Descrição de chapéu
Roni Miranda

As escolas cívico-militares devem continuar? SIM

Colégios apresentam melhora significativa no desempenho acadêmico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roni Miranda

Secretário de estado da Educação do Paraná

Desempenhando papel essencial entre as primeiras experiências de interação social não familiar do ser humano, a escola tem participação ativa na formação do indivíduo, contribuindo, para além da educação formal, com elementos relevantes para o alcance da condição de cidadão ativo e participante da construção do país.

Desde os primeiros anos escolares, é dentro das instituições de ensino que os alunos têm a oportunidade de vivenciar relações estruturadas a partir do convívio com seus pares e também relações hierárquicas que, invariavelmente, estarão presentes durante toda a sua vida na forma de, por exemplo, filas, horários, leis e demais regras que norteiam a convivência.

0
Alunos do Centro de Ensino 1 (CED) da Estrutural, região administrativa de Brasília, fazem formação antes do início das aulas no período da tarde; unidade foi transformada em Escola da Polícia Militar pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) - Pedro Ladeira - 15.fev.2019/Folhapress - Folhapress

Tendo em vista que, mais e mais, as escolas recebem involuntariamente encargos de formação ética e moral, desde os elementares "por favor e "muito obrigado", as atribuições profissionais na área expandiram-se para muito além do ensino. Nessa esteira, a proposta dos colégios cívico-militares, no caso do Paraná, tem sido a de formar pessoas íntegras, comprometidas e capazes de trabalhar em equipe.
A partir da fixação de valores de respeito e disciplina como atitudes naturais, a conduta do estudante dentro e fora do universo escolar resulta na formação do caráter cívico.

As escolas cívico-militares vêm apresentando melhora significativa no desempenho acadêmico, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2021, registraram índices 84% mais altos em relação a 2019.

E o Paraná, que tinha em 2019 sete escolas cívico-militares, terá 206 até o final deste ano. E nunca é demais lembrar que o Ideb, principal balizador da qualidade da educação, colocou o Paraná como a melhor educação do Brasil. Saímos da sétima posição no Ideb para o primeiro lugar, também com o trabalho da nossa rede cívico-militar.

O governador Ratinho Jr. (PSD-PR) enfatiza sempre que preconceito e educação não combinam, e a escolha do rumo educacional dos filhos é de livre iniciativa dos pais. Não por acaso, a rede estadual de ensino dispõe de múltiplas modalidades pedagógicas. Em síntese: a opção é da família. Além disso, é a comunidade que define se o modelo da escola deve ser integral, cívico militar ou convencional.

O fato é que o aprendizado não se constrói sozinho. Se queremos que os estudantes desenvolvam critérios de organização para suas vidas, fornecer as orientações para o alcance de tal objetivo será necessário, pois investir em autonomia sem o estabelecimento dos critérios para o seu exercício é mera insensatez. No dia a dia, por exemplo, o respeito a ações simples, como cumprir horários, favorecem o processo de ensino. Não há como discordar: respeito e disciplina são indicadores de qualidade da educação.

A rede não exige processo seletivo para o ingresso nas escolas cívico-militares. Outro recorte: 30% de seus alunos pertencem a famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.

É imprescindível uma visão equilibrada para dissociar a presença dos militares inativos voluntários entre a comunidade escolar. A responsabilidade deles tem sido a de estimular a amizade e a solidariedade entre os alunos, atuando no desenvolvimento de atitudes e valores consoantes às demais áreas da instituição de ensino.

Nunca é demais ressaltar que o ensino formal em sala permanece —ao contrário do que muitos pregam— sob a égide de equipes gestoras, compostas por grupos diretivos e pedagógicos que, por sua vez, são formados por profissionais concursados da rede estadual.

Assim, embora o Paraná respeite a decisão da União, optamos pela continuidade do modelo pedagógico no Estado baseado em resultados efetivos e pela aprovação da própria sociedade. O nosso foco será sempre o desenvolvimento do estudante, de modo que estejam preparados para o futuro, sem deixarmos espaços para qualquer tipo de proselitismo político-ideológico.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.