Descrição de chapéu
Vahan Agopyan e Liedi Bernucci

IPT chega aos 125 anos com perfil renovado e histórico de transformação

Destaque recente é o IPT Open, parceria com algumas das maiores empresas do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vahan Agopyan

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo

Liedi Bernucci

Diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Nesta última semana de junho, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), um dos maiores centros de tecnologia do país, completou 125 anos, com uma história repleta de inovações que transformam vidas.

Criado em 1899, o instituto tem se reinventado sem perder sua essência vanguardista. Um dos destaques recentes é o IPT Open, parceria com algumas das maiores empresas do país, além de startups, governos e outras instituições, para a criação de um parque tecnológico dentro do instituto com foco no desenvolvimento de soluções para melhorar a competitividade da indústria brasileira. 

0
Pesquisadora em laboratório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas trabalha em projeto que prepara órgãos de suínos para transplante em humanos - Karime Xavier /Folhapress

Considerada a maior iniciativa de inovação hardtech já vista no Brasil, o IPT Open consiste na união da expertise do instituto e das empresas para a criação de tecnologias e negócios, em um mesmo ecossistema novo e transformador.

A iniciativa é vista como uma das mais importantes plataformas globais em inovação.

Ao longo de mais de um século de atuação, a história do IPT se confunde com a trajetória de inovação do país. São vários os projetos de relevância na área da saúde, por exemplo, com atuação no auxílio ao setor produtivo, fornecendo suporte tecnológico que levou à criação de itens como lenços umedecidos de baixo custo para uso em comunidades carentes, imunizante veterinário e novos produtos médico-hospitalares

Também são diversas as iniciativas de sustentabilidade, como o Plano de Recuperação da Serra do Mar, que levou à criação de uma embalagem nutritiva para sementes com gel hidrofílico, substância que mantém nutrientes e umidade no solo para melhor desenvolvimento das espécies botânicas.

Página inicial do site do programa IPT Open
Página inicial do site do programa IPT Open - Reprodução

O reflorestamento com técnica inovadora gerou melhor qualidade do ar para a população da cidade de Cubatão e das regiões próximas.

Ainda neste segmento, a xiloteca (acervo botânico de espécies de madeira) do IPT, maior da América Latina, contribuiu com o processo de recuperação do trecho de 70 hectares da serra do Mar na medida em que foram comparados tocos de árvores mortas na região devastada com os exemplares do acervo e, assim, identificadas as espécies nativas antes presentes nas áreas prejudicadas.

Nos anos 1950, deu-se início a parceria com a Petrobras que segue forte até hoje e cujas ações de cooperação renderam importantes resultados, como a construção do tanque de provas navais para embarcações, que avançou mais recentemente para testes de plataformas marítimas e nas prospecções de óleo e gás no Pré-Sal.

Embora tenha em seu DNA uma história marcada pela geração constante de inovação e na contribuição direta para o desenvolvimento das empresas brasileiras ao longo desses mais de cem anos, o maior legado do IPT segue sendo sua vocação de transformar a vida dos paulistas, dos brasileiros.

Estamos prontos para mais um século de mudanças, num mundo cada vez mais ciente da importância da ciência para o progresso da humanidade.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.