Descrição de chapéu

Falta revelar donos do dinheiro, diz leitor sobre operação que prendeu doleiros

Leitores também se manifestam sobre responsabilidades por incêndio em SP

Movimentação durante operação da Polícia federal contra esquema de doleiros
Movimentação durante operação da Polícia federal contra esquema de doleiros - Fabio Teixeira/Folhapress

Foro privilegiado
Como o Congresso não cumpre sua função institucional, o STF (Supremo Tribunal Federal) — muitas vezes afoitamente— legisla por meio de interpretações das normas constitucionais. Nada está claro ainda.

Helano Timbó (Fortaleza, CE)

 

Ministros do Supremo, com uma simples canetada, restringiram o foro de representantes de milhões de pessoas. Porém, não se sentiram à vontade para restringir o próprio foro. Diz-se que o Congresso pode fazer uma emenda. Contudo, para uma emenda constitucional passar, faz-se necessário um enorme esforço em busca de consenso. Por meio de um ativismo sem precedentes, vivemos a institucionalização do desprezo à função legislativa e a criação de uma “superclasse” de autoridade.

Flavio Lima (Araguari, MG)


Desastre em São Paulo
O terrível e trágico incêndio no edifício Wilton Paes de Almeida mostra que existe uma indústria de invasão de prédios, na qual os mais carentes são explorados e obrigados a pagar um “aluguel” para morar em verdadeiras armadilhas. O mínimo que podemos esperar é que isso seja investigado e os verdadeiros culpados sejam punidos.

Francisco Cardia (Bragança Paulista, SP)

 

Todos agora tentam tirar o corpo fora, mas todos têm culpa. O governo federal que não utilizou nem manteve o prédio, a prefeitura que não o interditou pelo perigo que representava e quem fomentou a ocupação sabendo dos riscos do local e não utilizou um centavo do que extorquia de ocupantes para efetuar melhorias no local. Quando digo governos, isso serve para o atual e sobretudo para os anteriores.

Fernando Martini (Porto Alegre, RS)


Habitação
Em vez investir milhões em conjuntos habitacionais fora das cidades, seria muito mais barato e eficiente adaptar os imóveis abandonados, dando inclusive condições de segurança. O problema é fazer leis que facilitem o uso dos imóveis para esse fim.

Rinaldo Bastos Vieira Filho (Belo Horizonte, MG)

 

Muito bom o artigo. Já comentei várias vezes em família sobre os empreendimentos de conjuntos habitacionais que, mesmo depois de ano ou anos entregues, continuam com unidades vazias.

Francisco Carlos da Silva Pires (São Gonçalo, RJ)


Sem teto
Movimentos sociais são positivos quando atuam para tentar fazer o que o Estado, pela sua incompetência, deixa de fazer. Merecem todo o nosso respeito e apoio, desde que atuem com responsabilidade para não colocar a vida de ninguém em risco. Eles só caem em desgraça quando perdem sua essência de contribuir para um país melhor e quando deixam de praticar o bem para defender partidos políticos.

Carlos Brasil (São Paulo, SP)


Podcasts
Estou amando os podcasts do jornal. Fazem com que nós possamos relembrar, neste ano de eleição, de todos os presidentes que o país já teve, além de ser contado de modo dinâmico, com entrevistas e opiniões de historiadores.

Maria Thereza, arquiteta e urbanista (Montes Claros, MG)


Futebol
Devemos nos interessar pela melhoria da educação, pelo aperfeiçoamento institucional do país e por conquistar uma democracia plena, diferente da que temos agora. Devemos perceber, acima de tudo, que encher estádios e vibrar ou lamentar pela vitória ou derrota deste ou daquele time não nos trará nenhuma vantagem.

Edson Maia Carlos Filho (Maceió, AL)


Universidades e robôs
A questão é: será que existe um futuro para as universidades como elas existem hoje? A maior parte dos postos de trabalho para os quais os universitários atuais estão se preparando tende a desaparecer.

Cloves Oliveira (Valinhos, SP)


Segurança
Concordo com Geraldo Alckmin. Armar o cidadão não é uma saída inteligente. O Brasil ainda não está preparado para isso.

José Silva (Osasco, SP)

 

Construir presídios é um bom começo. São Paulo está bem servida nessa questão, porém o resto do país precisa aumentar o número de vagas. Criminosos são soltos enquanto aguardam decisão judicial, pois não há celas suficientes. E a sensação de insegurança é o motivo pelo qual as pessoas perderam a fé e querem se armar.

Antonio Emanuel dos Santos (São Paulo, SP)


Eleições presidenciais
O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, resumiu o sentimento que paira após cada pronunciamento de Gleisi Hoffmann. Até quando os quadros sensatos do PT serão coniventes com o voluntarismo da sua presidente?

Paulo Fernando Campbell Franco (Santos, SP)


Operação Câmbio
A nova investigação prendeu doleiros, mas pode revelar quem usa os serviços deles. Em várias fases da Lava Jato apareceram offshores vinculadas a imóveis, mas ainda não foram revelados os donos. A imprensa pode contribuir, via lei de acesso à informação.

Hamilton Octavio de Souza (São Paulo, SP)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.