Descrição de chapéu A Cor da Desigualdade no Brasil

Você já teve dúvidas sobre se é preto, pardo, amarelo, indígena ou branco?

Folha lança índice inédito que mede desigualdade racial no país e estreia série de reportagens A Cor da Desigualdade no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil tem trocado a crença no mito da democracia racial, que sugeria não haver discriminação pela cor da pele no país, pela discussão sobre os mecanismos que perpetuam o racismo estrutural.

A Folha decidiu contribuir para esse debate criando um índice que mede a distância entre a realidade de desigualdade racial nos estados e nas regiões do país e um cenário hipotético de equilíbrio, em que a presença dos negros em recortes privilegiados refletisse exatamente seu peso na população de 30 anos ou mais.

Desenvolvido pelos economistas Sergio Firpo, Michael França e Alysson Portella, do Insper, o Ifer (Índice Folha de Equilíbrio Racial) mede o acesso racial a melhores condições de vida com base em três componentes: ensino superior completo e presença tanto no topo da distribuição de renda quanto no grupo de habitantes mais longevos.

Os resultados do Ifer confirmam que os negros —grupo formado por pretos e pardos— são excluídos de melhores oportunidades de vida em todo o país.

Mas algo que o índice não consegue capturar é o nível de segurança que os brasileiros sentem ao autodeclarar sua cor ou raça, em um país altamente miscigenado.

Como essa informação também é crucial para o debate e para a formulação de políticas públicas, a Folha gostaria de perguntar a você, leitor, se tem ou já teve dúvidas sobre se é pardo, preto, branco, indígena ou amarelo? Você já mudou sua autodeclaração de cor/raça nos últimos anos?

Contribua para a discussão racial no Brasil e envie seu relato pelo email interacao@grupofolha.com.br. O texto precisa ter no máximo 200 palavras e estar no corpo da mensagem (não anexo em forma de PDF ou documento do Word). Publicaremos uma seleção de depoimentos.

Não se esqueça de mandar:

  • nome completo
  • idade
  • profissão
  • cidade de onde escreve
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.