Descrição de chapéu inflação juros

Leitor lamenta a morte do cartunista Nani

Leitores comentam o Prêmio Nobel da Paz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nani
"Morre o cartunista Nani, de Covid-19, aos 70" (Ilustrada, 8/10). Grande Nani. Traço inigualável. Retratou como poucos as minúcias do jeito brasileiro com suas piadas gráficas.
Atila Vieira (Fortaleza, CE)

homem branco com lápis na mão
Desenho do cartunista Nani representando a si próprio e que servia de logo em seu site pessoal - Reprodução

Nobel da Paz
Parabéns a Dmitri Muratov e a Maria Ressa, que representam o jornalismo que luta pela liberdade de expressão e pela democracia. Um jornalismo extremamente necessário e atemporal, em russo, tagalog, inglês, português... Enfim, em qualquer latitude e longitude. Não sou jornalista, sou leitor. E agradeço à imprensa livre, combativa e democrática.
José Roberto Machado (São Paulo, SP)

O Nobel da Paz, vencido pelos jornalistas Maria Ressa e Dmitri Muratov, que lutam pela verdadeira liberdade democrática, é para todos nós, leitores desta Folha, motivo de orgulho. E nos premia com a esperança de que nem tudo está perdido neste nosso território onde grassam as fake news e a falta de respeito democrático.
Humberto Mendes (São Paulo, SP)


Sem/com
Sem água, sem chuva, sem emprego, sem impeachment; com tempestade de poeira, com apagão, com inflação e com centrão.
Luiz Roberto da Costa Jr. (Campinas, SP)


Pobreza menstrual
Lendo que o Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes, concluo que o homem que se opõe às mulheres em suas necessidades naturais, ao que parece, não nasceu de mulher, pois desrespeita mães, filhas e esposas. Espero que elas não se esqueçam desse "mito" nas eleições.
Bismael B. Moraes (Guarulhos, SP)

O show de horrores continua. Agora Bolsonaro veta a distribuição de absorventes para meninas pobres, mulheres em situação de rua e presidiárias. Não tem dinheiro, alega o presidente. Fácil, pega o orçamento secreto do centrão.
Ricardo Patah, presidente nacional da UGT (São Paulo, SP)

Não à toa quem vetou disse que "deu uma fraquejada" quando foi pai de uma menina.

Patrícia Ferreira

São José dos Campos, SP

Petróleo não
"País precisa de estratégia para se colocar entre as potências petrolíferas" (Mercado, 8/10). O senhor Edmar de Almeida, pesquisador do Instituto de Energia), nada contra a maré. Afirmações como "potências petrolíferas do futuro" ou "produção petrolífera com sustentabilidade" demonstram falta de compreensão sobre a questão do aquecimento global e o conceito de sustentabilidade. Faria melhor se pesquisasse energias renováveis.
Rineu Santamaria F° (Monte Alto, SP)


R$ 150 mil
"Lula perde processo para jornalistas e terá de pagar R$ 150 mil" (Poder, 8/10). O cara é caluniado na capa da revista, com prejuízo incalculável aa sua imagem, sem uma prova sequer, apenas a palavra de um "denunciante". Isso não é calúnia?
Derlan Trombetta (Chapecó, SC)

Quem tem alguma dúvida que assista aos depoimentos à Polícia Federal de Palloci, Joesley Batista e Marcelo Odebrecht.

João Braga

Marília, SP

Caos e inflação
Parabéns a Vinícius Torres Freire pela excelente descrição da caótica situação do país ("Bolsonaro agora faz discurso como messias do caos e da inflação", Mercado, 8/10). Mas muita gente com poder de decisão deve estar lucrando com a catástrofe, do contrário já teriam removido do poder o incompetente-mor e seus asseclas.
Marina Gutierrez (São Paulo, SP)

Texto perfeito e desesperador... Aonde vamos chegar?

Adriana Almeida

Curitiba, PR


Como ele mesmo disse: "Nada é tão ruim que não possa piorar". Uma piora sempre gerada por ele próprio.
Mario Donizete Pelissaro (Atibaia, SP)

Um maluco com poder. O Brasil não merece passar por isso.

Flávio Fernandes Marinho

Curitiba, PR

CFM
Como médico estou envergonhado, para dizer o mínimo, com o bolsonarismo explícito do Conselho Federal de Medicina e sua defesa enfática do tratamento com drogas comprovadamente ineficazes, alegando para isso a liberdade profissional dos médicos. Espero sinceramente que o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública possam encontrar os meios legais para impedir que continue esse show de horror e que seus integrantes sejam levados às barras do tribunal.
Eduardo Passos (São Paulo, SP)

Cuba ou Venezuela
"Petrobras sobe preços da gasolina e do gás de cozinha em 7,2%" (Mercado, 8/10). Era este o país que viraria Cuba ou Venezuela se Bolsonaro não ganhasse?
Eladio Gomes (Itabira, MG)

Não posso dizer que viramos uma Venezuela porque lá a gasolina pelo menos é barata. Aqui está muito pior. 1) Novo aumento do gás e da gasolina 2) Corte de 92% da verba para ciência 3) 600 mil mortes devido à Covid.

Emerson Luís de Moraes

São Paulo, SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.