'Penta trouxe a esperança de que tudo ia melhorar', diz leitor

Folha perguntou aos leitores quais as melhores lembranças do quinto título mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nas redes sociais, existe a piada de que apenas o Hexa pode unir o Brasil novamente. Uma releitura do clássico tuíte do Petkovic: ânimo, galera!

Mesmo quem não gosta de futebol costuma se render à época de Copa do Mundo. Com jogos que param o país, o esporte é capaz de fazer sorrir e chorar. Além de concentrar uma produção de memes imbatível.

A Folha perguntou a seus leitores qual é a melhor memória do último título do Brasil na Copa do Mundo, que completa 20 anos neste 30 de junho de 2022.

As respostas trouxeram bastante nostalgia e esperança de dias melhores.

Tinha 19 anos, fazia faculdade de Comunicação Social (Jornalismo) no Mackenzie. Foram muito intensos os acontecimentos no país, no mundo e na vida: eleições no Brasil, guerra dos EUA contra Afeganistão, descoberta de tantos assuntos ao passar de cada semestre e cada disciplina da faculdade, além do meu desenvolvimento pessoal. A vida não foi exatamente fácil: meu pai fazia tratamento contra câncer, que incluía quimioterapia, e uma situação financeira incerta, mas havia esperança que tudo se resolveria. A Copa trouxe através do esporte alegria ao país e um sentimento que as coisas poderiam melhorar. Na torcida pelo título do Brasil esse ano e o retorno da esperança ao país.

Wilton Yokomizo

São Paulo (SP)

A emoção de ser pentacampeã e mãe no mesmo dia é para poucos.

No dia 30 de junho de 2002 às 19h15, depois do nosso Brasil ser pentacampeão, nascia minha primeira filha. Seu nome é Letícia, que significa alegria. Hoje ela faz 20 anos com muita saúde, e com as melhores qualidades possíveis. Esperamos o hexa para esse ano e vamos comemorar muito!!!

Lázara Aparecida de Sousa Araújo

Pará de Minas (MG)

O leitor Tony Nyenhuis tinha tudo para ter uma experiência no mínimo marcante durante a final de 2002. Estava em Petrópolis (RJ) em meio à tradicional festa alemã Bauernfest. Sem conhecer ninguém, assistiu ao jogo da TV do hotel e saiu com sua câmera (ainda de filme) para fotografar a vitória da seleção.

Torcedores com a camisa do Brasil celebram o pentacampeonato em Petrópolis (RJ)
O leitor Tony Nyenhuis fotografou a festa do pentacampeonato brasileiro na Copa do Mundo 2002 em Petrópolis (RJ) em meio a Bauerfest - Tony Nyenhuis

Jamais vou esquecer da emocionante invasão verde e amarela na festa tipicamente germânica. Cheguei ao Palácio de Cristal e fiz poucas fotos, infelizmente, ainda antes de baixar Petrópolis inteira para festejar a plenos pulmões e rojões o nosso Penta. E que festa. Inesquecível. Acho que até os alemães de lá gostaram. Tremenda coincidência.

Tony Nyenhuis

São Paulo (SP)

Nas redes sociais, as lembranças também foram de um tempo de alegria. Usuários relataram as festas, churrasco e bebedeira com os amigos. "A melhor lembrança futebolística que eu tenho na minha vida!!!", conta Tiago Appolinario no LinkedIn.

A lembrança também traz boas sensações para Leonardo Benutto, no Twitter: "Eu tinha 19 anos. Havia acabado de entrar na faculdade de engenharia química. Saí para encher a cara com meus amigos no Café Aurora de madrugada e depois fomos para a casa de uma amiga assistir o jogo", diz.

"Minha melhor lembrança foi ver o Cafu subir no púlpito para erguer a taça. Foi lindo demais", conta Cida Souza no Twitter.

E você, leitor, qual sua melhor memória? Deixe nos comentários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.