Descrição de chapéu jornalismo mídia

Fala, Folha: quais são as suas dúvidas sobre o jornalismo? Mande para o jornal

Perguntas de leitores serão respondidas em vídeo por profissionais do jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A rotina imprevisível de jornalistas é objeto de curiosidade para muitas pessoas. O que fazem, onde habitam, como se organizam, do que se alimentam? Mais do que isso, como funciona a organização onde trabalham? O dia a dia efervescente de um jornal, ainda mais um que tem mais de 100 anos de história, como a Folha, também pode parecer um mistério para quem só tem acesso ao material já pronto, publicado no meio impresso ou no site.

Para responder suas dúvidas, a iniciativa "Fala, Folha" traz profissionais da Redação para responder, em vídeo, perguntas relacionadas ao jornalismo e a esta Folha. No terceiro episódio, Flávio Ferreira, repórter de Política da Folha e advogado, explica como funciona o sigilo das fontes na prática diária do jornalismo. Assista:

Fruto da necessidade de uma comunicação ágil, os profissionais deste setor têm um carinho especial por jargões, as expressões específicas do ofício; correm contra o tempo para entregar informação de qualidade; respeitam uma hierarquia de cargos e se deparam com as mais diversas personalidades e situações.

0
Bastidores do fechamento do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 na redação da Folha de S.Paulo - Gabriel Cabral - 31.out.22/Folhapress

Mesmo que sempre com o objetivo alinhado ao interesse público, uma apuração pode levar a lugares bastante esdrúxulos ou, então, a o que há de mais corriqueiro na vida urbana (trânsito, fila, perrengues, enfim). A questão é que, dentro da correria da profissão, só sabe quem passa.

Você, leitor, tem alguma dúvida sobre o jornalismo ou sobre a Folha que sempre quis sanar? Como uma pauta é definida, o que um repórter faz, como é cobrir uma zona de conflito ou o que é uma editoria? Ou mesmo como é alguma área da Redação do jornal?

Também valem questões em relação aos principais assuntos da cobertura jornalística, como os desdobramentos na guerra da Ucrânia, a operação da PF contra a chamada "Abin Paralela" ou o que levou as contas públicas ao rombo de R$ 230,5 bi no último ano, por exemplo.

Além disso, dúvidas mais pessoais, por exemplo, também podem ser enviadas. Como em relação a novas vagas em concursos públicos (como o Concurso Nacional Unificado e a ferramenta da Folha para mapear oportunidades), impactos do novo ensino médio para sua educação ou de familiares próximos e até mesmo especulações sobre os avanços da inteligência artificial.

Os interessados em participar podem enviar suas perguntas neste formulário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.