Para leitoras, Pablo Marçal mente tanto que não sabe o que fala

Garimpo em área de conservação e desistência de Biden estão entre os comentários de leitores da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mentiras de Marçal
Gente! O cara mente tanto que nem sabe mais o que fala ("Marçal diz em site que é deputado federal, mandato que nunca exerceu", Painel, 21/7)!
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Rio de Janeiro, RJ)

A imagem apresenta um retrato de um homem chamado Pablo Marçal, que está vestido com um terno escuro e sorrindo. Ao lado dele, há um texto que descreve sua trajetória profissional e suas contribuições em diversas áreas, incluindo empreendedorismo e inovação. O fundo da imagem é escuro, com um leve brilho azul, destacando a figura do homem.
Imagem de site de Pablo Marçal, em que ele dizer ser deputado federal - Reprodução

O camarada chegou agora na disputa, quer o lugar com janela e já está em terceiro nas intenções de voto dos paulistanos. Então surge mais uma "qualidade": ele mente e mente com a maior cara de pau. E esse pessoal que vota nessas aberrações e os apoiadores dele nem ligam. Há algo muito estranho acontecendo com uma parte da humanidade que hoje em dia busca mentirosos e inescrupulosos para dar seu afeto e atenção. Pior: no final, ainda os elegem.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)


Bolsonaros e Receita Federal
Neste caso, não será só o de prender o parlamentar Flávio Bolsonaro, mas, sim, de cassar o mandato também ("Bolsonaro e suposto informante na Receita tiveram 6 encontros no Alvorada e no Planalto", Política, 21/7)! As investigações estão em prosseguimento. É uma questão de tempo, e há provas incontestes!
Lena T. M. F. Levi (Brasília, DF)

Todos os crimes deste ser desde os tempos do Exército (insubordinação, bomba, apropriação de paraquedas), no Parlamento e na Presidência estão mais do que provados, e ele não é preso. Sou obrigado a acreditar no que diz a direita: o sistema protege os seus!
Melchisedc Felix (São Paulo, SP)

A imagem mostra um close-up do rosto de Jair Bolsonaro, com foco em seus olhos azuis e expressões faciais marcadas. O fundo é predominantemente escuro, destacando apenas a parte superior do rosto e os olhos, que transmitem uma sensação de intensidade e mistério.
O ex-presidente Jair Bolsonaro em coletiva de imprensa no aeroporto de Brasília, em 2023 - Gabriela Biló - 20.jun.23/Folhapress

Evangélicos e bolsonarismo
O problema é que se trata de população bem ampla e diversa, mas certos pastores, com fartas ambições monetárias e políticas, têm mania de falar em nome de todos os evangélicos ("Armas e ‘homeschooling’ afastam evangélicos em SP do bolsonarismo, aponta Datafolha", Cotidiano, 21/7). Infelizmente, alguns desses têm forte adesão de seus fiéis, que parecem ter abdicado do livre arbítrio tão propalado na Bíblia como dom divino aos humanos.
Dilmar Oliveira (São Paulo, SP)

O crescimento do pentecostalismo tem a ver com sociedade pobre, desigual e sem educação de qualidade. Sou religioso e respeito outras religiões e quem não tem religião. Aborto e casamento homoafetivo são questões de direitos civis. Onde já se viu alguém ser contra duas pessoas adultas e livres se casarem?
Felipe Araújo Braga (São Paulo, SP)


Excluídas pelo Congresso
É o absurdo da política ("Congresso exclui 44 cidades da distribuição direta de emendas em 2024", Política, 21/7). O pior é que a população segue votando nos mesmos deputados que usam cargos para benefícios pessoais e partidários. E o país segue na rota subdesenvolvida.
Valter Luiz Peluque (São Paulo, SP)


Ombudsman
Os escorregões de Lula acontecem vez ou outra ("Pegadinhas da verborreia presidencial", Alexandra Moraes, Ombudsman, 21/7). Ele necessita tomar mais cuidado com suas falas. Fatos que apagam os programas que implementou para a defesa e proteção das mulheres.
Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte, MG)

Lula emitindo um balão de fala, este balão tem um furo.
Ilustração de Carvall para Ombudsman de 21 de julho de 2024 - Carvall/Folhapress

Garimpo com aval federal
Notícia maravilhosa ("ANM autoriza 870 garimpos em áreas de conservação ambiental", Ambiente, 21/7). Garimpos têm que ser legais. Assim, dá para cobrar respeito ao trabalhador e preservação ambiental, com proteção aos moradores da região. O contrário disso é a situação atual: negócio milionário jogado na ilegalidade na região mais pobre do país.
João Vergílio (São Paulo, SP)

Quais providências a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, está tomando? A ANM é igual às demais agências: cabide de empregos e facilitadora de corrupção. Por que o descaso? Não basta o exemplo dos ianomâmis no início da gestão Lula?
Jose Fior Neto (Brasília, DF)


Desistência de Biden
A decisão mais sensata de um líder e de um partido ("Biden desiste de candidatura à Casa Branca e endossa vice Kamala Harris", Mundo, 21/7). Agora é partir para cima do concorrente com visões sólidas e democráticas.
Maria A. dos Santos (Campinas, SP)

O tiro do atentado raspou a orelha de Trump, acertou o coração da candidatura Biden, e, se Michelle Obama substituir Biden, o tiro terá atingido o pé de Trump.
Antônio B. Cunha de Melo (São Paulo, SP)


Sócia da Sabesp
O cerne da questão é visível: iniciativa privada não se adapta com riscos elevados de perdas financeiras ("Esgoto não tratado no Amapá é desafio de sócia da Sabesp", Mercado, 21/7). O saneamento básico é direito fundamental e é dever do Estado universalizar este serviço público, custe o que custar, e não delegar para a iniciativa privada.
Marcelo Batista Gonçalves (Belém, PA)

É péssimo o serviço dessa Equatorial em Goiânia ("Demora para religar energia é alvo de queixas no serviço em Goiânia", Mercado, 21/7).
Paulo da Silva Batista (Hidrolândia, GO)


Energia limpa
Orçamento da Nasa e fortuna de Musk e outros lançadores de foguetes deveriam ir para construção de tais aparatos ("Startups eliminam toneladas de carbono, mas custo é entrave", Mercado, 21/7). Há tecnologia para responder ao aquecimento global, mas combustíveis fósseis e negacionismos, com força política e econômica, levarão à catástrofe.
Francisco Barbosa (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.