'Quantas vítimas serão ainda necessárias?', pergunta leitora

'Bolsonaro quer uma reação da esquerda para justificar uma intervenção'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para as elites
Muito interessante a charge de Fabiane Langona publicada na Ilustrada nesta última quarta-feira (7), na qual cavalos tecem comentários sobre o público do Sete de Setembro. Duzentos anos de Independência de e para as elites, nunca em benefício do trabalhador comum. Importante esta Folha dar espaço para a liberdade de pensamento dos artistas.
Marco Aurélio de Santis (São Paulo, SP)


Quantas mais?
"Bolsonarista é preso em MT após matar apoiador de Lula em discussão política" (Política, 9/9). A que ponto o intendente de Brasília inflamou sua plateia. Dividiu o país, transformando o voto, símbolo do exercício da democracia, em disputa sangrenta, na qual aquele que pensa diferente precisa ser exterminado. Quantas vítimas serão ainda necessárias até que se dê um basta a quem tanto estimula a violência?
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Bolsonarista é preso em Confresa (MT) após matar apoiador de Lula em discussão política - Gazeta Digital/MT


Tudo o que Bolsonaro quer é que alguém da esquerda reaja para justificar uma intervenção. A esquerda não deveria sair às ruas.
Jô Maria Souza (Araçoiaba da Serra, SP)

Só o fato de alguém considerar uma pessoa com o nível intelectual e moral de Bolsonaro como um "mito" já demonstra a falta de capacidade mental desses indivíduos.
Djan Zanchi da Silva (Maracanaú, CE)

Esse sim é bolsonarista. Matou e tentou decapitar a vítima. E ainda filmou o cadáver.

Rubens Gonçalves

Curitiba, PR


Já podemos dizer que temos em formação algo como uma SS em tempos atuais? No mais, vejam que surreal: pobre defendendo o direito de rico fazer políticas públicas para ele, rico. É o fim do mundo.
José Roberto X. de Oliveira (São Paulo, SP)


Culto do Jair
O culto ao órgão masculino esteve presente no discurso de Jair nos 200 anos de comemoração da Independência. Seu pensamento não vai além do próprio umbigo. Em nome de Deus, pátria e família, gritou: "sou imbrochável". Seria um macho potente, infalível, divino. Mas essa rigidez possui duração limitada. É sujeita a falhas, à impotência e à perda do vigor. Daí ficar sem rumo diante de uma mulher no exercício de sua função, pois não se trata de um mero objeto, uma princesa engraçadinha, dependente e submissa.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte)

É inconcebível que conservadores e religiosos em geral apoiem um líder que pede para seus seguidores o chamarem de imbrochável. Somente em períodos de forte populismo fascistoide é que podem ocorrer perturbações morais e éticas tão graves e explícitas como essas.
Enrique e Belinda Mandelbaum (São Paulo, SP)


Saudade
Lembro com saudade do meu tempo de colégio, em que o 7 de Setembro era esperado por todos os colegas, professores e pais. Desfilávamos com alegria na avenida da cidade; pais com câmeras fotográficas registravam com orgulho cada momento. Tínhamos orgulho de desfilar com bandeiras do Brasil, de ver o Exército. Infelizmente isso tudo foi sequestrado pelo sujeito deplorável que ocupa a Presidência da República. Transformou essa data tão importante em campanha eleitoral de ódio. Mas, como muitos, acredito que 2023 será diferente.
Lucas Cunha (Curitiba, PR)

0
Desfile escolar em comemoração ao 7 de Setembro em 1977, em São Paulo - Folhapress

Ciro
Tivesse o senhor Ciro Gomes um décimo da grandeza política de Brizola, abriria seu voto em favor de Lula no primeiro turno. Agregaria suas análises e propostas ao programa e seria um grande ministro da área econômica. Pelo contrário, não perde a chance de atacar Lula com aleivosias e calúnias. Para Ciro, vença Lula ou Bolsonaro, é rigorosamente igual, já que nem um nem outro comtemplam os interesses de seu gigantesco umbigo.
Clarilton Ribas, professor universitário aposentado da UFSC (Florianópolis, SC)

Voto útil é no segundo turno. No primeiro é o voto democrático, livre das pressões de pesquisas pagas por bancos. Sem a baboseira de medo de fascismo ou de comunismo.
João Bosco Egas Carlucho (Garibaldi, RS)


Horário político
Que vergonha é o horário político. Usar a religião para conseguir votos... Mais lamentável ainda é quem acredita nisso.
Luciano Vettorazzo (São Paulo, SP)


Recargas de alegria
Não seria possível aumentar o número de dias da coluna de Sandro Macedo (Esporte)? É a parte mais prazerosa do jornal, mas tenho que esperar sete dias para nova carga de alegria. Textos leves, análises perfeitas, conhecimento do ramo... Tudo permeado por um humor sutil e raro. São jornalistas assim que nos fazem continuar assinando a Folha. Parabéns e obrigado.
Paulo Martins Malta (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.