Descrição de chapéu mudança climática

Leitores analisam participação de Lula na COP27

'O Brasil existe e não é um holograma!'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula na COP27
O Brasil existe e não é um holograma! O mundo está muito mais feliz do que nós, só não admitem os amargurados e os que não sabem que existe vida fora daqui ("Na COP27, Lula diz que combate à crise do clima será prioridade em novo governo", Ambiente, 16/11).
Abrão Lacerda (Timóteo, MG)

Como é bom ter um presidente de verdade; um verdadeiro estadista; um líder e ídolo mundial.
Luiz Carlos Ferreira (Pará de Minas, MG)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP27 - Ahmad Gharabli/AFP

Conflitos éticos
"Jatinho, casa na praia, tríplex e sítio; relembre conflitos éticos de Lula com empresários", (Política, 15/11). Que Lula tem amizade com empresários, mais do que isso, relações políticas com empresários, ninguém pode contestar. Foi e será um governo para esses. O problema é misturar a função pública com a relação privada. Isso sempre acaba favorecendo o empresário em detrimento do bem público.
Vitor Wagner Neto de Oliveira (Três Lagoas, MS)

É impressionante como o brasileiro gosta de passar pano para a corrupção do seu político de estimação, da esquerda à direita. Não é à toa que seguiremos subdesenvolvidos.
Gustavo Brasil (Florianópolis, SC)


Representatividade
Nessa semana da consciência negra, que se finda com o aniversário de Zumbi dos Palmares no dia 20 de novembro, temos que continuar apontando que os negros são escassos na equipe de transição de Lula, o presidente eleito. Esperamos que isto não se repita na escolha dos ministeriáveis. O Datafolha apontou que negros e mulheres votaram em peso no Lula, portanto merecem fazer jus a suas representatividades.
Pedro Valentim (Bauru, SP)


Reclusão
"Bolsonaro amplia reclusão e delega a Mourão tarefas do dia a dia", (Política, 16/11). Desde que assumiu, vivia a fazer campanha. Após as eleições, não tem mais campanha, então acabou serviço, já que ele não sabe nada e delega tudo a todos os ministros fazerem. Resta o silêncio, já que perdeu poder de enfrentar, porque não tem mais saídas, a não ser agravar ainda mais sua situação.
Sergio da Silva Soares (Santo André, SP)

Se ele tivesse ficado recluso e calado desde o início do seu mandato, talvez tivesse sido reeleito. Mas achou que era o tal, foi falando o que não devia. Deu no que deu.
João Batista Tibiriçá (Goiânia, GO)


Diariamente
"Sumido do Twitter, Bolsonaro posta diariamente em Telegram e TikTok" (Painel, 16/11) Tchau, querido. Ainda dá tempo renunciar para não passar a faixa.
Elizabete Oliveira (Jaú, SP)

Zero de competência para gerir a sua própria vida e a vida de quem quer que seja. Durma, presidente! Seus seguidores, adultos infantilizados, deixarão também a história pelas portas do fundo.
Luiz Fregonesi (Caicó, RN)

Bolsa Família
"Equipe de transição insiste em R$ 175 bi do Bolsa Família fora do teto por prazo indefinido", (Mercado, 15/11). É essencial que um programa de transferência de renda como o Bolsa Família esteja fora do teto de gastos. O governo do PT herda milhões de famílias que dependem do auxílio para sobreviver. Isso é o mínimo a se esperar.
Ilson de Oliveira Mariano (São Paulo, SP)


Isabel Salgado
"Morre Isabel, aos 62, ícone do vôlei brasileiro e ativista", (Esporte, 16/11). Isabel foi pioneira e deu contribuição fundamental nos anos 1980 para o crescimento e projeção do nosso vôlei, tornando-o competitivo. Possuía grande consciência política. Era a típica carioca! Brilhou intensamente no vôlei. Uma pena que aquela que foi uma atleta tão completa se vá tão precocemente, mas, deixa um enorme legado!
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, morreu nesta quarta-feira (16), aos 62 anos de idade, em São Paulo - 1.out.1985/Folhapress

Colunistas
"Refém da política, Copa do Mundo está banalizada" (Alvaro Costa e Silva, 14/11). Eu sempre organizei minha casa para receber os amigos em dias de jogos. Era religioso! Hoje nem quero torcer. O bolsonarismo matou a camisa verde-amarelo.
Amanda Almeida (Uberlândia, MG)

"Com vocês, o meu ministério dos sonhos", (Gregorio Duvivier, 15/11). Bom demais, Gregorio. A lista de sonhos é grande. Que tal um ministro da Educação que seja educado, um do Meio Ambiente que não goste de fogo, um da Economia que não tenha dinheiro em paraíso fiscal e por aí vai.
Jose Fernandes de Lima Junior (Salvador, BA)

"Lula nos dias de encantamento", (Elio Gaspari, 15/11). Lula ressurge como esperança para milhões de brasileiros e, também, para o mundo civilizado. Não tem o direito de atravessar a rua para escorregar na casca de banana. É preciso deixar claro que erros do passado não serão repetidos e tampouco tolerados.
Edison Carpentieri (Santos, SP)


Educação Antirracista
Em relação à matéria "Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso", (Educação, 15/11) a reportagem omite do leitor ações informadas pela SME, como o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que fomenta e promove práticas antirracistas, o Farol Antirracista para combate do racismo estrutural na sociedade, além de compra de 741 mil livros que são parte da formação dos estudantes. Educação Antirracista, assim como estudo de culturas africanas, fazem parte do Currículo da Cidade da PMSP.
Ronaldo Tenório, coordenador de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Foto mostra Ana Koteban. ela é negra, tem cabelos trançados abaixo dos ombros, está sorrindo.
A professora Ana Koteban critica descaso com caso de racismo - Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.