Para você, o Brasil vai conseguir reassumir protagonismo na área ambiental?

Deixe seu comentário sobre a possível reconquista do país como liderança mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil levou para a COP27 a segunda maior delegação, ficando atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos, que serão os anfitriões da próxima edição da conferência. Durante sua chegada no evento nesta quarta-feira (16), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que irá solicitar que o Brasil receba a COP em 2025. E, no mesmo dia, discursou que o combate à crise climática será uma de suas prioridades.

Para alguns especialistas, o engajamento com as pautas ambientais pode reconquistar a confiança de investidores no país. Após a vitória do petista, por exemplo, a Noruega anunciou que vai retomar a ajuda financeira para o Fundo Amazônia —assim como a Alemanha cogita desbloquear verbas.

Montes de árvores são queimados em área desmatada às margens da rodovia Transamazônica (BR-230) no trecho entre Lábrea e Humaitá, no sul do Amazonas - Lalo de Almeida - 4.set.22/Folhapress

No entanto, há também dúvidas sobre se os esforços do próximo governo serão o suficiente para recuperar a liderança do país no tema, após recordes de desmatamento e descaso com compromissos globais de combate às mudanças climáticas.

Para você, leitor, o Brasil vai conseguir reassumir protagonismo na área ambiental? Essa conquista está próxima ou ainda há um longo caminho pela frente? Você vê o cenário com esperança ou desânimo?

Deixe sua opinião neste formulário. Alguns comentários serão publicados na edição de domingo do Painel do Leitor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.