Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast debate os 130 anos da República no Brasil; ouça

Especialistas analisam fim da monarquia e desenvolvimento de valores republicanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta sexta-feira (15), o Brasil completa 130 anos como uma república. A proclamação em 15 de novembro de 1889  fez republicanos e militares se unirem para levar o marechal Deodoro da Fonseca a enfrentar o Império. A queda da monarquia resultou no exílio de Dom Pedro II e na criação de um novo governo, republicano e chefiado pelo marechal. 

Neste episódio do Café da Manhã, dois convidados falam sobre o tema.​ Heloisa Starling, historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica o que é uma república e quais as características do regime no Brasil.

O cientista político Christian Lynch, especialista em história do pensamento político brasileiro e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), faz uma análise de como estava o país no final da monarquia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

Este programa foi conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Victoria Azevedo.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.