Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que a carne está tão cara? Podcast explica

Guerra comercial e alta do dólar estão entre as razões para a alta no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rápida alta no preço das carnes surpreendeu consumidores nas últimas semanas. Segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a carne bovina teve um aumento de 17% nos preços médios na terceira semana de novembro, em relação ao mesmo período em outubro. 

A carne suína e o frango também registraram elevação, de 12% e 9% respectivamente. Diante das reclamações, o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) foram às redes sociais para tratar do assunto, e minimizaram esse aumento.

A alta do dólar, a guerra comercial entre China e Estados Unidos e a peste suína estão entre os motivos para a subida. Mauro Zafalon, da coluna Vaivém das Commodities na Folha, explica o que está acontecendo com o setor e quais são as perspectivas para os próximos meses.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Amanda Lüder e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.