Descrição de chapéu Folha na Sala

Especialistas explicam a maneira ideal de abordar religião em sala de aula

Tema ainda enfrenta resistência dos pais e escolas buscam profissionais especializados para implementar disciplina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ensino Religioso está previsto na Base Nacional Comum Curricular, que define que a disciplina deve dar conta de ensinar aspectos de todas as religiões, contemplando a diversidade de crenças e a influência delas na sociedade.

Na realidade da escola pública, porém, a prática ainda está sendo estabelecida e as escolas enfrentam o desafio de como implementar o tema na grade e romper a resistência de pais e alunos.

O Folha na Sala entrevistou o professor Sérgio Nogueira, pós-doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e Elcio Cecchetti, coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso para entender como seria a abordagem ideal para o tema em sala de aula.

Em Santo Amaro, na região sul de São Paulo, mostramos a experiência de um professor da rede pública que ensina História da Religião há quase dez anos e suas percepções sobre a relação dos alunos com o tema.

Também contamos a experiência da professora Taciana Brasil que introduziu a disciplina de Ensino Religioso em uma escola de Belo Horizonte (MG) e teve de lidar até com a desconfiança dos colegas.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Fábio Takahashi e Ricardo Ampudia.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando a url https://anchor.fm/s/e66fb94/podcast/rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.