Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter relata como irmão de Bolsonaro atua junto a prefeituras de SP; ouça

Sem cargo público, Renato Bolsonaro faz intermediação de verbas do governo federal

São Paulo

Um dos irmãos do presidente Jair Bolsonaro, o comerciante Renato Bolsonaro, vem atuando como mediador informal de demandas de prefeitos do estado de São Paulo interessados em verbas federais para obras e investimentos. A Folha identificou a participação do irmão do presidente na liberação de dinheiro para ao menos quatro municípios do litoral e do Vale do Ribeira, região de origem da família Bolsonaro.

Mesmo sem ter um cargo público, ele participa do lançamento de obras, assina contratos como testemunha e recebe agradecimentos por sua atuação como mediador junto à gestão federal. Após a atuação de Renato, mais de R$ 110 milhões foram repassados para as cidades de São Vicente, Itaoca, Pariquera-Açu e Eldorado. 

O irmão do presidente nega ser pago por esse trabalho e não responde se alguém custeia seus gastos, que incluem viagens pelo estado de São Paulo.

Nesta quinta-feira (23), o Café da Manhã entrevista o repórter Wálter Nunes, que conta mais detalhes do caso. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.