Descrição de chapéu Café da Manhã

Café da Manhã discute greve de trabalhadores da Petrobras; ouça

Paralisação chega ao 19º dia e foi considerada ilegal pelo TST

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Trabalhadores da Petrobras estão paralisados há 19 dias em protesto contra o fechamento de uma fábrica no Paraná. Segundo a FUP (Federação Única dos Petroleiros), são 21 mil trabalhadores em greve em 121 unidades da companhia.

O movimento gera apreensão sobre um eventual desabastecimento de combustíveis. A estatal, no entanto, afirma que a produção não foi afetada.

Na segunda-feira (17), o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Ives Gandra decretou que a paralisação é ilegal e estabeleceu multas de multas entre R$ 250 mil e R$ 500 mil em caso de descumprimento da ordem de suspensão da greve. A FUP afirmou que irá recorrer da decisão.

O movimento grevista tem ganhado apoio ainda de partidos da oposição e outras categorias, como parte dos caminhoneiros. 

No episódio do Café da Manhã desta quarta-feira (19), o repórter Nicola Pamplona explica as reivindicações dos petroleiros, qual é a situação da Petrobras e qual pode ser o impacto da greve na vida dos brasileiros.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.