Descrição de chapéu Folha na Sala

Podcast conta como foi a volta às aulas, a distância, em São Paulo

Episódio acompanhou professores nas semanas anteriores à implementação do sistema

São Paulo

O Folha na Sala desta terça (4) conta como foi a volta às aulas em São Paulo, a maior rede pública de ensino do país, com cerca de 1 milhão de alunos na rede muncipal e 3,5 milhões no estado.

Enquanto a rede estadual optou por aulas online, com transmissão por um aplicativo próprio, e pela televisão, a rede municipal focou o ensino na utilização de um material impresso, com orientação para pais e alunos, tendo o ensino online como complemento.

Professores de diferentes lugares da Grande São Paulo contam suas impressões iniciais e dificuldades com as aulas, que foram marcadas por dúvidas e alguns problemas técnicos.

Os docentes ainda relatam uma carga de trabalho bem maior no trabalho remoto, que tem tornado a rotina exaustiva.

Para o professor Érlon de Almeida, que dá aulas de história numa escola estadual em Embu das Artes, o principal motivo é o excesso de tarefas burocráticas.

"A gente tem que registrar muita coisa, usar outras plataformas para registrar as aulas, registrar as videoconferências, além de um formulário de perguntas sobre essas videoconferências. Ainda temos os planos de aula para montar para quando o Google Classroom for liberado. É bem pesado."

O secretário municipal de educação Bruno Caetano e o estadual Rossieli Soares comentam sobre a preparação do novo sistema de ensino, organizado e implementado em pouco mais de um mês.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Fábio Takahashi, Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando a url https://anchor.fm/s/e66fb94/podcast/rss

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.