Descrição de chapéu Folha na Sala

Como escolas brasileiras estão se preparando para a volta às salas de aula

Podcast mostra o que estados estão planejando para o retorno da educação presencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nem só de máscaras, álcool em gel e distanciamento social será feita a volta às aulas no Brasil. Para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, o direito de aprendizagem dos estudantes, estados já planejam medidas como medição de temperaturas, ensino híbrido e avaliações diagnósticas.

No episódio desta terça (9), o Folha na Sala conversou com representantes das secretarias de educação do Distrito Federal, do Maranhão e de Pernambuco para saber o que já está definido em cada um desses estados e quais desafios eles têm pela frente.

Um dos consensos é que a volta deverá ser feita em etapas e com foco no acolhimento psicológico, assim como alguns países da Europa e Ásia já vêm fazendo.Quando for permitido, devem retornar primeiro gestores, depois professores e, por fim, alunos. Mas não todos os alunos. Os primeiros a regressar nos três estado serão os do 3o ano do ensino médio.

Já entre os desafios, a principal preocupação é com a recuperação de conteúdos. No Maranhão, estuda-se oferecer um 4o ano do ensino médio –opcional, uma espécie de cursinho pré-vestibular– em 2021, para os alunos que quiserem repor conteúdo perdido durante a pandemia.

No DF, a rede está se organizando também pra fazer a reposição de aprendizagem pros próximos 5 a 10 anos, já que avaliam que as principais perdas estão acontecendo no ensino infantil e nos anos iniciais do fundamental.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://anchor.fm/s/e66fb94/podcast/rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.