Descrição de chapéu Café da Manhã

Chile vota pelo fim da Constituição de Pinochet; ouça podcast

Presidente Sebastián Piñera convocou plebiscito em 2019, depois de semanas de protestos

São Paulo

Neste domingo (25), os eleitores chilenos escolheram elaborar uma nova Constituição —a Carta atual foi criada durante a ditadura militar de Augusto Pinochet.

O plebiscito foi uma cartada do presidente Sebastián Piñera para tentar pacificar a sociedade depois dos protestos de 2019. Os atos começaram por causa de um aumento na passagem de metrô de Santiago, mas os protestos cresceram e outras pautas foram incorporadas pelos manifestantes —como educação, saúde e a reforma do sistema de pensões do país.

As autoridades tentaram reprimir os manifestantes e a violência acabou tomando conta das ruas do Chile.

Para explicar a convulsão social que levou ao plebiscito de domingo, o episódio do Café da Manhã desta segunda (26) conversou com o professor de Relações Internacionais da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Oliver Stuenkel. A correspondente da Folha na América Latina, Sylvia Colombo, contou como está o clima no país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.