Descrição de chapéu Café da Manhã STF

A atuação de Kassio Nunes Marques e os interesses do governo no STF; ouça podcast

Ministro escolhido por Bolsonaro acumula questionamentos ao votar em alinhamento com o Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques, primeiro nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à corte, coleciona questionamentos por contrariar posições jurídicas consolidadas do tribunal e tomar decisões alinhadas a interesses do governo.

Na véspera da Páscoa, Kassio liberou a realização presencial de celebrações religiosas em todo o país em meio à pandemia da Covid-19. A decisão só foi revertida pelo plenário do STF cinco dias depois, por 9 votos a 2 —só o ministro Dias Toffoli acompanhou Kassio.

O magistrado também votou da maneira que mais agradava o Planalto na decisão sobre a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado —quis liberar Davi Alcolumbre e barrar Rodrigo Maia.

No episódio desta quinta-feira (15), o Café da Manhã conversa com o professor Rafael Mafei, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), sobre a atuação de Kassio no STF e os interesses do governo Bolsonaro no tribunal.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.