Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast conta a história do especialista em vinhos que ficou sem sentir cheiros; ouça

Café da Manhã ouve também neurologista, que explica por que o coronavírus causa o sintoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A perda do olfato --ou anosmia-- é quase um tira-teima de Covid-19. Com ele, vem também a perda do paladar. Um ano depois do começo da pandemia, muita gente já passou por isso –mas o sintoma se torna mais dramático para quem faz de sentir cheiros uma profissão.

É o caso do sommelier Manoel Beato, que é um dos maiores especialistas em vinho do país e trabalha no Grupo Fasano. Ele pegou Covid-19 e perdeu o olfato por dois dias. "Foi de uma hora para outra", diz Beato. "Ter acordado, de repente fazer café e não ter sentido nada. Aí comecei a testar e nada tinha gosto."

O impacto do coronavírus na rotina de profissionais como ele já fez o sindicato dos enólogos da França, por exemplo, pedir ao governo para ser considerado grupo prioritário na vacinação.

Beato, que relata ainda sentir cheiros fantasmagóricos, conta essa experiência no Café da Manhã desta sexta-feira (23). O podcast também ouve a neurologista Gisele Sampaio, do Hospital Israelita Albert Einstein, que explica por que o coronavírus causa esse sintoma.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.