Por que o 'gabinete paralelo' foi parar no centro da CPI da Covid; ouça podcast

Grupo formado por médicos e leigos teria orientado medidas de governo com teses negacionistas na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na CPI da Covid, as menções ao termo "gabinete paralelo" aparecem cada vez mais. Esse seria um grupo que orientava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com teses negacionistas na gestão da pandemia.

A existência desse grupo virou peça central na estratégia de investigação dos parlamentares. A comissão reuniu documentos e declarações que apontam a discussão de medidas do governo com médicos sem ligação com o Ministério da Saúde.

A CPI quer descobrir se Bolsonaro desenvolveu, sob orientação desses conselheiros, uma política de propagação intencional do novo coronavírus. Na semana passada, a comissão decidiu quebrar o sigilo telefônico e telemático de uma série de pessoas suspeitas de fazer parte desse grupo.

No Café da Manhã desta segunda-feira (14), as repórteres em Brasília Constança Rezende e Raquel Lopes detalham a investigação do suposto gabinete paralelo.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles. A produção é de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva e Thomé Granemann.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.