Descrição de chapéu Café da Manhã

Os efeitos do novo boom das commodities para o Brasil e para o governo; ouça podcast

Preço das matérias-primas tem alta com recuperação econômica dos EUA e da China, com efeitos no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A alta dos preços das matérias-primas, como petróleo, minério de ferro, soja e carne, deve beneficiar o Brasil ao menos pelos próximos dois anos, preveem analistas. Embora ainda seja cedo para cravar o tamanho desse novo ciclo das commodities, a percepção dos especialistas é que ele será menos intenso do que o boom dos anos 2000.

Esses produtos, que são grande parte da balança comercial brasileira, ficaram mais caros no mercado internacional devido à retomada da economia em alguns países –como a China, que demanda mais metais para investimentos em infraestrutura.

O boom anterior trouxe um ciclo de crescimento para o Brasil e rendeu dividendos políticos para os governos petistas. Agora, quem pode colher possíveis benefícios é o governo Jair Bolsonaro, às vésperas de uma eleição presidencial.

O Café da Manhã desta quarta-feira (8) discute os efeitos econômicos e políticos desta alta de preços das commodities para o Brasil. O colunista da Folha Vinicius Torres Freire explica como a economia pode afetar a aprovação do governo e como isso pesa na estratégia eleitoral da oposição.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.