Os interesses políticos no aumento do fundo eleitoral para R$ 5,7 bilhões; ouça podcast

Trecho que prevê aumento de gastos ainda depende de sanção ou veto de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 16 a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano que vem —e incluiu uma previsão de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral, a principal fonte de financiamento de campanhas no Brasil desde que o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu empresas de doarem dinheiro para partidos e candidatos.

O valor é quase o triplo do orçamento das últimas eleições. Se esse aumento se confirmar, o país vai para o topo do ranking dos que mais gastam dinheiro público nessa área. O texto da LDO depende agora da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No episódio desta terça (20), o Café da Manhã conversa com o professor do Ibmec e da Fundação Dom Cabral Bruno Carazza sobre o custo das eleições no Brasil e sobre as questões que o financiamento de campanhas traz para a democracia no país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Angela Boldrini, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.